Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, anunciaram nesta segunda-feira mudanças no trajeto da maratona por questões operacionais. Com as alterações, a prova olímpica terá a sua largada e chegada em frente ao Palácio de Buckingham e contará com três voltas pelo centro da cidade inglesa.
A largada acontecerá na rua The Mall, passando em seguida pelo Parque St. James, antes de outros marcos e pontos turísticos de Londres, como a Catedral de São Paulo, a Roda do Milênio e o prédio do Banco da Inglaterra.
A Torre de Londres será o mais leste da cidade que passará a maratona, apesar dos protestos dos moradores e parlamentares pela decisão de mudar o percurso da prova, que estava planejada para passar pelo Estádio Olímpico e pelas ruas de Stratford, na região leste.
O presidente do Comitê Organizador da Olimpíada de Londres, Sebastian Coe, disse que as mudanças ocorreram para evitar ruas congestionadas no que será um dos dias mais movimentados do Jogos Olímpicos. Segundo ele, esta foi “uma das decisões mais difíceis que tivemos de tomar”.