A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Federação Paranaense de Bodyboard promovem neste sábado (18), às 16 horas, a maratona ecológica Nossa Praia é Limpeza, no balneário de Ipanema. O evento dá continuidade ao Projeto “A Onda Agora é Preservar” – iniciativa inédita, lançada durante a operação verão 2007/2008 e que incorpora os surfistas na preservação do meio ambiente no litoral.
A atividade acontece durante a 7.ª etapa do Circuito Paranaense Bogan Sumatra Open de Bodyboard e deverá reunir dezenas de crianças que irão competir coletando resíduos na praia. A maratona contara ainda, com a participação de 40 crianças do projeto Força Verde Mirim de Matinhos. Com idade entre 10 e 14 anos, os pequenos agentes ambientais têm aulas semanais que ensinam noções de disciplina, cidadania e legislação. Além da educação ambiental, o projeto também promove a inclusão social.
“É uma parceria que tem trazido resultados surpreendentes no que diz respeito a conscientização ambiental e adesão da comunidade local. Além disso, tem sido uma vitrine para os atletas que disputam o campeonato, muitos deles de outros estados”, afirma o presidente da Federação Paranaense de Bodyboard Stéfano Triska.
Nesta ação, são abordadas a importância da separação do lixo, cores utilizadas nas lixeiras de coleta seletiva e outros assuntos relacionados. O projeto A Onda Agora é Preservar é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e suas autarquias, Sanepar e Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde.
RESULTADOS – Cerca de 800 quilos de resíduos foram coletados por 40 crianças que participaram da maratona ecológica “Nossa Praia é Limpeza” no balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná (Litoral do Estado), no último mês de setembro, durante a 6.ª etapa do Circuito Paranaense de Bodyboarding.
“O projeto foi desenvolvido para atrair o público jovem às nossas ações de educação e preservação ambiental, estimular a coleta seletiva e incentivar a correta ligação de esgoto”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. “Apostamos na integração de atletas como surfistas e bodyboarders à campanha e conseguimos um ótimo resultado”, acrescentou.
CAMPEONATO – Mais de 100 atletas disputam sete categorias – Open Masculino, Open Feminino, Junior Masculino (até 18 anos), Feminino (aberto às amadoras maiores ou menores a 18 anos), Mirim Masculino (até 16 anos), Local Masculino e Local Feminino – da 7.a etapa do Circuito. Dentre eles, Maria Alice Sabóia Baggio, que ocupa a 3.a colocação no ranking paranaense e atualmente é uma das atletas colaboradoras do projeto A Onda Agora é Preservar.
Outros 25 bodyboarders são de Santa Catarina, que conta em sua delegação com Eder Luciano, atleta de destaque mundial que foi campeão do Circuito Europeu 2007.
Serviço
Ações do projeto A Onda Agora é Preservar.
Data: 18 – sábado.
Horário: 16h.
Local: Balneário de Ipanema.