Maratona de Curitiba reúne 2,5 mil

Em torno de 2,5 mil atletas do Brasil e exterior estarão participando hoje da 6.ª Maratona Ecológica Internacional de Curitiba. A largada acontecerá às 9h10, em frente à Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, será saudada com 2 mil balões que levarão aos ares 20 mil sementes de árvores. A expectativa é que quando os balões estourarem, 10% das sementes caiam em solo fértil.

Serão distribuídos R$ 120.300,00 em prêmios e bonificações aos vencedores na classificação geral e nas 25 categorias (divididas em faixa etária, cadeirante e especial). Os atletas que percorrerem o trajeto oficial 42.195 metros -até 15h10 concorrem também a um automóvel Renualt Clio, que será sorteado logo após o encerramento da prova.

A novidade deste ano é o trajeto, com saída e chegada do Centro Cívico, evitando subidas muito pesadas, como ocorria até o ano passado, quando a largada era no Parque Barigüi e a chegada na Pedreira Paulo Leminski. O novo trajeto vai permitir melhor desempenho dos atletas e beneficia também cadeirantes que, em trechos muito acidentados correm maior risco de sofrer lesões musculares.

Os atletas vão atravessar 22 dos 75 bairros da cidade, passando nas imediações de atrativos turísticos como o Largo da Ordem a Catedral Basílica, Praça da Espanha, Fonte de Jerusalém e Jardim Botânico. A previsão é de que o primeiro atleta conclua a prova às 11h16, 2 horas e 6 minutos após a largada. O último atleta, às 15h07,5h57min após a partida, e o primeiro cadeirante, às 11h14.

Todos os requisitos oficiais de uma Maratona incluindo o novo trajeto foram aprovados pelas associações Brasileira e Internacional de Atletismo. Ao longo dos mais de 42 quilômetros, os atletas terão pontos de atendimento, distribuição de água e frutas (melancia e banana) e locais onde serão esperados com duchas e esponjas molhadas.

Torcida

Incentivo aos torcedores também não vai faltar. No Centro Cívico, um grande circo com dois palcos, bancas de venda de lanches típicos, brinquedos, shows musicais, recreação e entretenimento orientado, estarão à disposição de um público estimado em 10 mil pessoas. Ao longo do trajeto, torcedores também vão encontrar pontos com shows e animação musical para incentivar seus atletas. Uma passarela a 2,20 metros de altura do solo vai permitir a passagem do público para as arquibancadas no Centro Cívico.

Entre os atletas de nacionalidade estrangeira estão quenianos, italianos, chilenos, argentinos, paraguaios, uruguaios, venezuelanos, ingleses, franceses, austríacos, americanos e um chinês. Os atletas também vão contar com transporte para deslocamentos dos hotéis e alojamentos ao local de largada da prova.

Esta sexta edição da Maratona conta com patrocínio dos Supermercados Condor, Detran, Compagás e Shopping Mueller.

Organização espera 10 mil

Cerca de 10 mil pessoas deverão prestigiar hoje, nas ruas da cidade, a Maratona Ecológica Internacional de Curitiba. Um grande circo com dois palcos, ocupando área de mil metros quadrados, será a principal atração da Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, local da largada e também da chegada da prova. O circo faz parte da infra-estrutura de lazer e atendimento aos competidores que a Prefeitura de Curitiba montará no local, onde são aguardadas aproximadamente 10 mil pessoas.

Além das barracas para atendimento médico e fisioterápico, para distribuição de frutas e lanches e bancas para venda de lanches típicos, a praça terá estações recreativas e de entretenimento para crianças e adultos, das 9h às 15h. Haverá show musical de Willian e Renan, jogos de tênis de mesa, sorteios de brindes, brinquedos infláveis e camas elásticas.

O circo, instalado no estacionamento que fica nos fundos do Tribunal do Júri, terá dois palcos: um destinado à premiação dos 12 primeiros colocados, a partir das 12h30, e da premiação para as 25 categorias, a partir das 15h40. É onde também será sorteado de um automóvel aos atletas.

No playground da praça, a Secretaria do Esporte e Lazer instalará os brinquedos infláveis, camas elásticas, jogos gigantes, minhocão, o circuito de atividades motoras, os blocos de construção em madeira e o tênis de mesa. É onde também haverá três rodadas de sorteios de bicicletas e bolas.

Perto dali, o público poderá comprar lanches e sucos típicos em uma das seis barracas instaladas pela Secretaria Municipal do Abastecimento. As opções gastronômicas incluem diversos tipos de sanduíches, sucos e pastéis.

Avaliação mede gordura corporal

Os atletas que forem participar da Maratona de Curitiba podem fazer uma avaliação da sua saúde com as equipes do programa Vida Saudável da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os testes de glicemia, colesterol, verificação da pressão arterial e do índice de massa corporal, além da orientação nutricional, são gratuitos para todos os participantes.

Alguns são sorteados aleatoriamente para participar de uma pesquisa da SMS e além destes exames, fazem também a avaliação do percentual de gordura no corpo. Estes atletas serão pesados e examinados novamente ao final da competição. A pesquisa será feita em 10% dos participantes da corrida e tem como objetivo relacionar o percentual de gordura do corpo ao seu desempenho na prova.

Para a atleta Maria Sandra Pereira Silva, de 30 anos, que pelo sexto ano vai representar Brasília, a Maratona de Curitiba continua sendo a melhor do Brasil em termos de organização e atendimento aos atletas. “Acho que outras cidades já estão se inspirando na Maratona de Curitiba para organizar a sua competição. Neste ano, na prova de São Paulo, pela primeira vez foi oferecido o jantar de massas aos atletas. Acho que eles imitaram Curitiba”, disse.

Esta será a 23.ª participação de Sandra em maratonas. Ela foi campeã em 1999 entre as mulheres completando a prova de Curitiba em 2h48. A brasiliense venceu, neste ano, a Maratona de Florianópolis com o tempo de 2h39s48, seu melhor tempo em Maratonas e volta a ser uma das favoritas à prova de Curitiba.

Sergio Pereira Silva, de 38 anos, administrador de empresas vai participar pela primeira vez da Maratona e, para isso, treinou de seis a oito quilômetros quase todos os dias nos últimos três meses. “Minha meta é fazer 15 quilômetros já que o 15.º quilômetro da prova vai ser justamente na rua Bororós, na Vila Izabel, onde eu moro e onde vai estar a minha família”, declarou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo