continua após a publicidade

Largada de uma das
maratonas de Curitiba.

O prefeito Cassio Taniguchi e o secretário municipal do Esporte e Lazer, Marcos Tocafundo, lançaram às 11h desta terça-feira, a 8.ª edição da Maratona Ecológica de Curitiba, que será realizada no próximo domingo.

A maratona é realizada pela Prefeitura, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Kero Coco, Siemens e Água Mineral Ouro Fino. A prova terá o número máximo de 2.300 atletas.

"A prova, realizada pelo oitavo ano consecutivo, já faz parte do calendário esportivo de Curitiba e projeta a cidade no cenário de maratonismo mundial, caracterizado pela prova de resistência de 42.195 metros que precisa ser vencida com energia e determinação", disse Cassio.

continua após a publicidade

Até a manhã de ontem, 1.700 atletas já haviam feito sua inscrição. Além dos brasileiros, também confirmaram presença atletas da Bolívia, Uruguai, Estados Unidos, Argentina e Paraguai. Estão inscritos oito cadeirantes e nove portadores de necessidades especiais – um deficiente físico, quatro deficientes visuais e quatro deficientes mentais.

Repetindo a experiência dos anos anteriores, os atletas darão a contrapartida social com a doação de um quilo de alimento não-perecível, que deverá ser entregue na sexta-feira e sábado, durante a distribuição dos kits, no Jóquei Clube, e no dia da prova, domingo, até as 11h, na Praça Nossa Senhora de Salete, local de partida e chegada da corrida.

continua após a publicidade

Neste ano, a premiação total da corrida é de R$ 134.340,00.

"A Maratona de Curitiba oferece os maiores prêmios por categoria, no Brasil, com premiação até o décimo colocado", disse o secretário do Esporte, Marcos Tocafundo.

Também no sábado, o atleta e campeão olímpico Robson Caetano fará palestra técnica no auditório do Centro Universitário Positivo (UnicenP), das 9h às 11h, seguida de entrevista coletiva dos organizadores à imprensa no mesmo local.

Horário antecipado

Ao contrário das provas em anos anteriores, a largada da Maratona de Curitiba este ano será às 7h, quando sai o pelotão feminino do Centro Cívico. Às 7h20, largam os competidores com cadeiras de rodas e portadores de necessidades especiais, e às 7h30 é a vez da largada do pelotão masculino.

"Desta vez, o horário foi antecipado, porque o calor prejudica o rendimento dos atletas e mesmo que os primeiros colocados cheguem ao destino em duas horas e meia, os retardatários, que podem terminar a corrida dentro do prazo oficial de até seis horas, sofrem com as altas temperaturas", diz o coordenador da prova, Romualdo Diniz Tissot.

Melhores marcas

Em sete anos, a Maratona de Curitiba tem como melhores marcas, na categoria masculina, João Gustavo Assumpção, que em 2001 venceu a prova com o tempo de 2h, 17 minutos e 59 segundos, e na categoria feminina, Marizete de Paula, que no mesmo ano concluiu a corrida com o tempo de 2h, 42 minutos e 21 segundos.

Na categoria cadeirantes, Wendel Silva Soares obteve, em 2002, a melhor marca na categoria das sete maratonas já realizadas, com o tempo de 2h, 1 minuto e 10 segundos.

Entre as mulheres, a melhor marca foi alcançada em 1999, por Lia Mara Pereira, que fez o tempo de 3h, 27 minutos e 31 segundos.