Rio – Com as bênçãos de um sábado ensolarado e água a 23 graus em Copacabana, Poliana Okimoto (2h11min28s), Ana Marcela Cunha Cunha (2h21min58s), Allan do Carmo (2h6min) e Marcelo Romanelli (2h6min2s) são os quatro classificados para representar o Brasil na prova de 10 quilômetros do Pan 2007, na modalidade de maratonas aquáticas.
A modalidade abre o Pan na manhã do dia 14 de julho, com grande chance do Brasil no pódio. Poliana e Ana lideram a seletiva desde o início. Já no masculino a disputa foi muito acirrada. Carmo, Romanelli, Carlos Eduardo Pavão, Luiz Lima e Fábio Lima lutaram braçada a braçada, com diferenças de apenas um segundo na chegada.
Poliana Okimoto, de 24 anos, esteve em seleções brasileiras como fundista das piscinas. Há dois anos se dedica às maratonas aquáticas – tem um título na Travessia dos Fortes de 2005 e foi vice-campeã mundial de 5 e 10 quilômetros no mundial da modalidade, em Nápoles, Itália, em setembro. Ana Marcela, de 15 anos, se destacou ao ser campeã da Travessia dos Fortes no ano passado e vice-campeã em 2005, com apenas 13 anos.
No masculino, Allan do Carmo, de 17 anos, chegou segundos na frente de Romanelli. Fez sua primeira maratona aos 10 anos e foi o melhor atleta pan-americano nos 10 quilômetros do Mundial de Melbourne, com o 17.º lugar. É campeão sul-americano juvenil e o atual vice-campeão brasileiro. Marcelo Romanelli, de 31 anos, de Porto Alegre, começou a se dedicar às maratonas há pouco mais de quatro anos.