A escolha de Maradona para ser o novo técnico da seleção argentina tem sido criticada pela falta de experiência dele como treinador – foram apenas dois trabalhos curtos, em clubes argentinos, na década de 90. Mas o próprio Maradona rebateu as críticas nesta quarta-feira (28), garantindo que está pronto para o desafio.

continua após a publicidade

“Dou risada dos que falam da minha falta de experiência (como treinador). Tenho quase 20 anos na seleção argentina (como jogador, entre 1977 e 94). E o futebol não mudou, já está tudo inventado. Não acredito que algo me surpreenda”, afirmou Maradona, que completará 48 anos nesta quinta-feira (30).

As únicas experiências de Maradona como treinador foram nos clubes Deportivo Mandiyu, em 94, e Racing, em 95. Somando os dois trabalhos, ele teve 23 jogos, com três vitórias, 12 empates e oito derrotas. Agora, no entanto, contará com o apoio de Carlos Bilardo, que foi técnico da Argentina em duas edições da Copa do Mundo (1986 e 90) e assumirá o papel de diretor na nova comissão da seleção.

“Carlos Bilardo é um apoio muito grande. E isso me dá tranqüilidade”, disse Maradona, mostrando também otimismo com o futuro do futebol argentino. “Temos um material incrível nas mãos para fazer com que a Argentina sorria ao ver a seleção jogando.”

continua após a publicidade

Na rápida entrevista que deu nesta quarta-feira, ao sair de uma reunião com dirigentes da Associação de Futebol da Argentina (AFA), em Buenos Aires, Maradona ainda respondeu a pergunta se o seu time jogará como a seleção brasileira do técnico Dunga. “Eu não joguei como Dunga. Dunga fazia faltas. E eu escapava delas”, afirmou.