Buenos Aires – Diego Armando Maradona vai ganhar uma estátua no Museu do Boca Juniors, seu time de coração e onde jogou no começo e no final da carreira. Será o primeiro monumento em homenagem ao maior jogador argentino de todos os tempos e um dos melhores do mundo – a inauguração está marcada para o próximo domingo, antes do jogo contra o Argentinos Juniors, clube que o revelou para o futebol.
A estátua de Maradona tem cerca de 3 metros de altura, foi feita pela escultora Elizabeth Eichhorn e ficará exposta no hall de entrada do Museu do Boca – assim, qualquer torcedor poderá vê-la, sem precisar pagar ingresso para entrar no local. Mas a sua fabricação foi uma iniciativa de quatro fãs do ex-jogador, Julián Chavero, Leandro Quintanilla, Gastón Amato e Lionel Díaz, que moram na cidade de Mar del Plata.
Para financiar a estátua, os quatro torcedores argentinos contaram com as contribuições de outros fãs de Maradona espalhados pelo mundo. Além da Argentina, eles receberam dinheiro de pessoas do Chile, Peru, México, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Itália, Malásia e Inglaterra – todos que ajudaram financeiramente terão seus nomes grafados na base do monumento.
Segundo os idealizadores da estátua, foi Maradona quem manifestou o desejo de ver a obra no Museu do Boca. O ex-jogador, inclusive, deve estar presente na inauguração do monumento.