Maradona completa 1 ano na seleção argentina

Maradona completou nesta quarta-feira um ano como treinador da seleção argentina. Nesse período, ele comandou a equipe em 13 partidas, sofreu inúmeras críticas e quase perdeu o emprego, mas comemorou uma sofrida classificação para a Copa de 2010.

Há um ano, a escolha de Maradona como técnico da seleção surpreendeu a todos. Ele não tinha quase nenhuma experiência na função, mas carregava a esperança dos torcedores argentinos, de quem é eterno ídolo. Mas as dificuldades não demoraram para aparecer.

Ao todo, foram 13 partidas da Argentina sob o comando de Maradona, sendo cinco amistosos e oito jogos pelas Eliminatórias da Copa. Não houve nenhum empate: ele ganhou nove vezes e perdeu quatro. O problema é que todas as derrotas aconteceram nas Eliminatórias.

Entre essas quatro derrotas de Maradona, estão a histórica goleada de 6 a 1 para a Bolívia, em La Paz, e os 3 a 1 para o Brasil, em Rosário. Além disso, a seleção argentina perdeu para o Equador (2 a 0, em Quito) e para o Paraguai (1 a 0, em Assunção).

Diante dessa campanha nas Eliminatórias, a Argentina passou sufoco para garantir sua vaga, o que ameaçou a continuidade de Maradona no cargo. Mas, apesar das críticas da imprensa e da torcida, o treinador conseguiu a classificação para a Copa na África do Sul.

Agora, o próximo desafio de Maradona no comando da seleção argentina será no dia 14 de novembro, quando acontece o amistoso contra a Espanha, em Madri. Logo depois, no dia 18 de novembro, os argentinos também fazem amistoso contra a Nigéria, em Lagos.