A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou nesta terça-feira o calendário detalhado de jogos do Campeonato Carioca. Apesar da limitação de quatro jogos por mês no Maracanã, imposta pela CBF à pedido da Fifa, pelo menos 17 jogos da fase de classificação do Estadual acontecerão no estádio, num período de nove semanas.

continua após a publicidade

No total, 17 jogos da Taça Guanabara estão marcados para o Maracanã, número que vai aumentar porque, na 11.ª rodada, ou Botafogo ou Flamengo deverão mandar seus jogos no estádio – as partidas aparecem como “a definir”.

Assim, considerando que estes dois clubes também jogarão no Maracanã na Libertadores (o Botafogo precisa avançar da fase preliminar), até o fim do Estadual, em 13 de abril, o estádio pode ter recebido 31 jogos. Seriam 18 da Taça Guanabara, seis da fase de grupos da Libertadores, um da fase preliminar, quatro semifinais e as duas partidas finais do Carioca. Isso daria uma média de mais de 10 jogos por mês.

continua após a publicidade

Mesmo assim, os clubes grandes vão ter que atuar em estádios menores. O Botafogo, por exemplo, irá jogar em São Januário, casa do Vasco. Para lá está marcada a primeira partida do clube como mandante, na segunda rodada, contra o Bangu. Outros dois jogos aparecem programados para “São Januário ou Moça Bonita”.

O Fluminense, que também tem contrato para o uso do Maracanã, atuará também em Moça Bonita e no Moacyrzão, em Macaé. Já o Flamengo só tem um jogo marcado para fora do maior estádio do Rio: vai pegar o Macaé em Volta Redonda.

continua após a publicidade

O Campeonato Carioca começa no dia 18 de janeiro, sábado, com as partidas entre Nova Iguaçu e Duque de Caxias e o Friburguense recebendo do Bangu. No mesmo dia, o Vasco recebe o Boavista e o Botafogo joga contra o Resende em Volta Redonda. No domingo, o Flamengo pega o Audax no Maracanã e o Fluminense enfrenta o Madureira em Moça Bonita.