O Rali Dakar 2012 está prestes a começar e na cidade argentina de Mar de Plata se sente o clima prévio. A capacidade hoteleira está lotada e os veículos estão expostos na cidade para quem quiser vê-los.

continua após a publicidade

O Rali Dakar começará neste domingo com uma prova especial sobre as dunas da cidade de Necochea e finalizará no dia 15 de janeiro em Lima, Peru. Serão 465 ve ículos inscriptos que começarão o rali: 171 carros, 185 motos, 33 quadriciclos e 76 caminhões com participantes de 50 nacionalidades diferentes e serão 11 as mulheres que participarão nas diferentes categorias.

Será a quarta edição realizada na América do Sul da prova automobilística mais exigente do mundo que percorrerá 9 mil quilômetros através da Argentina, Chile e Peru.

Os veículos estão na cidade, mais precisamente no da Base Naval de Mar del Plata. São caminhões, 4×4 e motos que saíram de Buenos Aires sob um enorme dispositivo de segurança.

continua após a publicidade

A largada simbólica será feita neste sábado pouco depois do meio-dia (13h no horário de Brasília) em frente do Cassino da cidade.

Motos

continua após a publicidade

O piloto Ike Klaumann, que representará o Brasil nas motocicletas do Rally Dakar 2012, se prepara para a maior competição off-road do mundo. Nesta sexta-feira, o catarinense aproveitou para testar sua moto Husqvarna TE449 nas praias de Mar del Plata, na Argentina, onde será dada a largada para o torneio no dia primeiro de janeiro.

“Aproveitei para dar uma volta com a moto e acertar detalhes na beira da praia”, afirmou Klaumann. A moto do brasileiro já passou pela vistoria técnica, também nesta sexta, e agora o piloto segue concentrado para a corrida, que prevê mais de quatro quilômetros de trechos cronometrados.

Klaumann mostrou-se impressionado com a estrutura do evento na Argentina. “A área de box do Rally Dakar é muito grande e tem atraído um número incrível de visitantes. Está sendo uma experiência excelente para mim vivenciar o cotidiano deste evento tão grandioso, só estando presente mesmo para saber como é”, ressaltou o piloto.

O Rally Dakar 2012 terá 8.363 quilômetros disponibilizados para as motocicletas e 4.406 quilômetros serão trechos cronometrados. Além das motos, estarão na disputa os quadriciclos, os carros e os caminhões. A chegada está prevista para o dia 15 de janeiro, em Lima, no Peru.