Atual campeão, o Botafogo estreia nesta quinta-feira no Campeonato Carioca, diante do Duque de Caxias, confiante na conquista do bicampeonato. E a arma para isso, segundo o técnico Joel Santana, é a manutenção da mesma base do ano passado, o que pode dar uma grande vantagem principalmente neste começo de temporada.
“Ter mantido a base dá uma expectativa de ter uma equipe ciente do que você quer. E os jogadores conversam muito para acertar, pois a parte tática tem a teoria e a prática. Já sabemos 60%, 70% do que podemos fazer. Viemos de um amistoso bom, mas foi só um, não dá firmeza. O começo de trabalho é sempre difícil, a equipe está mais ou menos montada, mas você não sabe como vai responder”, declarou Joel.
Com muita experiência na competição, o treinador do Botafogo demonstrou animação com o início do Campeonato Carioca deste ano, que contará com astros como Ronaldinho Gaúcho e Fred, entre outros. Isso, inclusive, fez com que ele se lembrasse de edições passadas.
“O Carioca está badalado, algo parecido com 1995. Na época, Romário estava chegando, tinha Sávio e Edmundo no Flamengo, Renato Gaúcho no Fluminense, Túlio no Botafogo. O campeonato foi muito bom. Essa competição tem que existir, é onde começou a história. Só poderia ser revista a forma de disputa, pensando na qualidade do espetáculo. É preciso começar bom e terminar bonito”, analisou Joel.
Apesar de contar com um elenco com menos estrelas do que os rivais Flamengo e Fluminense, o técnico botafoguense confia em uma boa campanha. “Está todo mundo se armando, com treinadores experientes. Entramos como coadjuvantes na peça. Mas este negócio de favorito é muito relativo. Você só pode falar da qualidade da festa depois que ela começar”, concluiu Joel.