A seleção brasileira se apresentou nesta segunda-feira para se preparar para a Copa América, que será realizada na Argentina. A equipe dirigida por Mano Menezes foi a última que começou a treinar para a competição e Mano Menezes justificou a demora com a necessidade dos jogadores descansarem após o encerramento da temporada europeia e negou que a equipe esteja atrasada.
“Os jogadores da Europa precisavam de ao menos duas semanas de descanso. Isso poderia até causar lesões. Se aproveitarmos bem, não tivermos problemas, será um bom tempo para fazermos o que precisamos para a estreia contra a Venezuela. Depois, também teremos mais cinco dias para estarmos em uma condição ainda melhor contra o Paraguai”, disse.
Os jogadores convocados se apresentaram nesta segunda-feira em um hotel do Rio. O grupo da seleção realizará exames médicos e seguirá na terça-feira para a Argentina. A estreia na Copa América será no dia 3 de julho, às 16 horas, contra a Venezuela.
Apesar de ressaltar a importância da Copa América, Mano garantiu que convocou a seleção brasileira pensando no processo de preparação para a Copa América. “Eu fiz as minhas escolhas pensando que eles são os 23 [jogadores] que devem estar na competição por motivos variados, mas sempre com o objetivo de construir uma seleção capaz de chegar preparada para conquistar o Mundial. A copa América é uma etapa importante desse projeto e estamos pensando nisso”, afirmou.
Mano negou que a Copa América tenha maior importância para a seleção brasileira porque a equipe não vai participar das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. “Não tenho mais ou menos preocupação por não ter eliminatórias. Estamos aproveitando as oportunidades em amistosos, agora em competição. Vamos aproveitar cada momento da preparação”, comentou.
Porém, o treinador admitiu que existe uma ansiedade natural para dirigir a seleção brasileira em sua primeira competição oficial. “Claro que tem o frio na barriga. O nível de ansiedade nos deixa atento. É a primeira competição, terá comportamento diferente, estaremos mais fechados como grupo”.
Mano avisou que a base usada nos últimos amistosos será mantida na Copa América, mas evitou revelar se pretende escalar os santistas Elano, Paulo Henrique Ganso e Neymar juntos. “Temos uma base que foi utilizada na maioria dos amistosos, que será mantida. Vamos aguardar para ver se vamos usar os três. Os treinamentos são muito importantes”.