Mano Menezes anunciou nesta sexta-feira a sua segunda convocação como técnico da seleção brasileira. E apresentou mais novidades nesse processo de renovação do time, numa lista em que os 22 jogadores atuam no exterior. O problema é que esse grupo chamado agora não poderá jogar, pois a CBF não arranjou adversários para as duas datas disponíveis na primeira semana de setembro. Assim, o Brasil vai se reunir apenas para treinar, em Barcelona, na Espanha.

continua após a publicidade

Para não prejudicar os times na disputa do Brasileirão, Mano não convocou ninguém que atua no Brasil. Mesmo assim, ele manteve uma base da sua primeira convocação, quando a seleção brasileira venceu os Estados Unidos por 2 a 0, em amistoso disputado no dia 10 de agosto, em Nova Jersey (EUA). Diante disso, jogadores como Daniel Alves, André Santos, Thiago Silva, David Luiz, Lucas, Ramires, Alexandre Pato e Robinho foram mantidos no grupo.

Mas a nova lista de Mano também teve novidades. É o caso do goleiro Diego Alves (Almeria), do atacante Hulk (Porto) e dos meias Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Fernandinho (Shakhtar Donetsk) e Philippe Coutinho (Inter de Milão). Destaque ainda para a volta de mais um integrante do grupo convocado por Dunga para a Copa na África do Sul: o goleiro Gomes, que se junta aos outros remanescentes Daniel Alves, Thiago Silva, Ramires e Robinho.

Conforme a programação da Fifa para as seleções nacionais, o Brasil poderia disputar amistosos nos dias 4 ou 5 e 7 ou 8 de setembro. Mas a CBF não conseguiu arranjar adversários para realizar esses dois jogos. Assim, Mano optou por reunir o grupo convocado nesta sexta-feira para uma semana de treinamentos, que, para facilitar a vida dos jogadores que atuam no exterior, será realizada em Barcelona, na Espanha.

continua após a publicidade

Goleiros:

Diego Alves (Almeria)

continua após a publicidade

Gomes (Tottenham)

Laterais:

André Santos (Fenerbahçe)

Daniel Alves (Barcelona)

Marcelo (Real Madrid)

Rafael (Manchester United)

Zagueiros:

Thiago Silva (Milan)

Alex (Chelsea)

David Luiz (Benfica)

Henrique (Racing Santander)

Meio-campistas:

Hernanes (Lazio)

Lucas (Liverpool)

Sandro (Tottenham)

Ramires (Chelsea)

Carlos Eduardo (Hoffenheim)

Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)

Fernandinho (Shakhtar Donetsk)

Philippe Coutinho (Inter de Milão)

Atacantes:

Alexandre Pato (Milan)

André (Dínamo Kiev)

Hulk (Porto)

Robinho (Manchester City)