O torcedor corintiano chegou a desconfiar neste domingo de que a equipe não seria tão ofensiva no clássico contra o Santos, já que Mano Menezes abandonou o esquema 4-3-3 e escalou apenas dois atacantes. Mas o que se viu em campo no Pacaembu foi bem diferente. Após a vitória por 4 a 2, o técnico do Corinthians fez questão de apontar a ofensividade de seu time como fundamental para o resultado.
“O fundamental não foi segurar o Santos, foi jogar futebol para vencer o Santos”, comentou Mano. “Ninguém ganha desse time só se segurando. É preciso defender em alguns momentos, mas atacar também. Nossa equipe fez quatro gols e teve oportunidade de fazer mais”, continuou, lembrando que a atitude do time nem sempre depende do esquema tático.
“Essa semana eu dei uma entrevista bem longa, falei que não se pode enganar o torcedor. Não se deve falar que uma equipe fica mais ofensiva com mais um atacante e que fica mais defensiva com mais um volante. O Paulinho é volante e teve três chances de gol”, exemplificou, citando a entrada de Paulinho no lugar do meia Bruno César.
“É uma grande vitória, porque apesar de todas terem o mesmo valor em números no Brasileirão, ela tem o significado de trazer muita confiança”, ressaltou Mano, já pensando no adversário de quinta-feira, novamente no Pacaembu. “Depois de comemorar, temos que entender que é mais uma vitória em um campeonato de pontos corridos, e começar a pensar no jogo contra o Internacional.”