esportes

Manchester City lidera lista de prêmios da Liga dos Campeões em 2015/16

A Uefa divulgou nesta terça-feira o valor dos prêmios pagos aos clubes que disputaram a Liga dos Campeões e a Liga Europa na temporada passada, 2015/16. Apesar de ter sido eliminado na semifinal, o Manchester City foi quem ficou com a maior bolada: 83,8 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 300 milhões.

Eliminado pelo campeão Real Madrid na semi, o City fica à frente dos espanhóis porque, na distribuição das cotas, a Uefa leva em conta também o valor pago pelos detentores dos direitos de transmissão em cada país, que é dividido pelo número de participantes daquela nação.

Campeão, o Real Madrid ficou com 80 milhões de euros, contra 76,2 milhões da Juventus, eliminada nas oitavas de final e beneficiada pelo contrato da TV italiana beneficiar só três clubes – contra cinco da Espanha, a maioria deles chegando longe. Só de TV a equipe de Turim ficou com 53 milhões de euros.

Por conta da divisão da cota da TV, o PSG, por exemplo, recebeu da Uefa mais do que o vice-campeão Atlético de Madrid (70,8 contra 69,6 milhões). Roma (68,4 milhões), Bayern de Munique (64,3 milhões) e Chelsea (69,1 milhões) também chegaram à casa dos 60 milhões – cerca de R$ 214 milhões. O Barcelona ficou com 54 milhões de euros.

Na Liga Europa, a liderança ficou com o Liverpool, vice-campeão, que recebeu 37,8 milhões de euros. Tottenham (20,8 milhões), Villarreal (16,4 milhões) e Lazio (15,3 milhões) aparecem na sequência do ranking. Campeão, o Sevilla ficou com 13,8 milhões de euros, apenas. O clube disputou a primeira fase da Liga dos Campeões, somando lá outros 21,1 milhões. No total, lucrou 34,8 milhões na temporada europeia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo