O Manchester City esteve muito próximo de uma importante vitória na terceira fase da Copa da Uefa, nesta quinta-feira, na Dinamarca. O clube inglês, dos brasileiros Robinho e Elano, vencia o Copenhague até os acréscimos do segundo tempo, quando levou o gol que empatou a partida em 2 a 2.
Mesmo tendo decepcionado os jogadores do City, o resultado não é ruim. Na partida de volta, na próxima quinta, os ingleses precisam de vitória simples, ou empate por 0 a 0 ou 1 a 1 para avançarem às oitavas-de-final.
O time inglês abriu o placar aos 29 minutos da primeira etapa, em uma falha do goleiro Jesper Christiansen. O dinamarquês não conseguiu segurar um chute fraco do zagueiro Nedum Onuoha, da entrada da área.
Maior estrela do City, Robinho teve atuação apagada. E, para piorar, ainda teve de assistir a outro brasileiro, do Copenhague, balançar as redes. O atacante Ailton Almeida, ex-Atlético-MG e Tupi-MG, marcou de cabeça, após cobrança de escanteio, aos 11 da segunda etapa.
Cinco minutos depois, o meia Stephen Ireland aproveitou cruzamento de Shaun Wright-Phillips pela ponta direita e chutou, agora sem chances para o goleiro Christiansen. A vantagem durou até os 46, quando o meia Martin Vingaard empatou, dando esperança aos dinamarqueses para a partida de volta.
Jogando em casa, o Shakhtar venceu o Tottenham por 2 a 0, com grande atuação do meia Jadson, ex-Atlético-PR. O clube ucraniano – que também tem no elenco os brasileiros Fernandinho, Jádson, Ilsinho, Luiz Adriano e Willian – construiu o resultado na segunda etapa.
Aos 33 minutos, Jadson cobrou falta na área e o atacante Evhen Seleznyov completou de cabeça. Dez minutos depois, o brasileiro tabelou na entrada da área e passou por dois marcadores para fazer o segundo.
Já a Udinese foi à Polônia e empatou com o Lech Poznan por 2 a 2. O resultado foi bom para a equipe italiana, mas poderia ser ainda melhor. Os visitantes abriram o placar aos 5 minutos do segundo tempo, com Quagliarella, e ampliaram aos 10, após gol contra do colombiano Manuel Arboleda.
Mas nos minutos finais, o time polonês reagiu com dois gols de sul-americanos. O peruano Hernán Rengifo diminuiu aos 36, e Arboleda redimiu-se da falhar ao empatar, três minutos depois.