Derrotado em apenas um de seus últimos sete jogos na temporada, o Málaga enfrentará o Real Madrid no estádio La Rosaleda no próximo sábado, pela 17ª rodada do Campeonato Inglês, e pode aumentar a crise no time da capital, que após o empate com o Espanyol no último domingo soma os piores números das últimas cinco temporadas.
Na tabela de classificação, o Real aparece uma posição à frente do adversário, em terceiro lugar, com cinco pontos de vantagem (33 a 28). Isso, no entanto, não impede que as equipes vivam momentos opostos.
A equipe madrilenha está em baixa, e as declarações do técnico José Mourinho de que a conquista do título nacional ficou quase impossível depois que o Barcelona abriu 13 pontos de frente não caíram bem no clube. O presidente Florentino Perez as rebateu dizendo que o Real tem como princípio “não desistir nunca”.
O adversário, além disso, deve tornar a situação do time de Madri mais difícil. O Málaga, que em sua estreia na Liga dos Campeões se classificou em primeiro lugar numa chave com Milan e Zenit São Petersburgo, tem a melhor defesa do Espanhol, e uma vitória o deixaria a apenas dois pontos da terceira posição.
No Barcelona, a situação não poderia ser melhor. A equipe dirigida por Tito Vilanova abriu nove pontos no topo da tabela ao golear o vice-líder Atlético de Madrid por 4 a 1 e defenderá essa vantagem também no sábado, quando visitará o Valladolid.
Além disso, o clube anunciou nesta terça-feira a renovação do contrato de três dos principais jogadores do elenco: o atacante Lionel Messi, o meia Xavi Hernández e o zagueiro Carles Puyol.
O Atlético, que perdeu pela terceira vez no torneio, buscará a reabilitação na sexta-feira enfrentando o Celta de Vigo no Vicente Calderón.
O grande desfalque para o treinador Diego Simeone na partida será o lateral brasileiro Filipe Luis, que contra o Barça foi substituído no intervalo e depois teve diagnosticado um estiramento na coxa direita.
A rodada terá ainda dois confrontos importantes na parte de baixo da tabela. Donos dos dois piores ataques do torneio, Osasuna (14 pontos) e Granada (13) são os dois últimos times fora da zona de rebaixamento medirão forças no sábado e um deles poderá terminar a rodada dentro dela.
Na quinta-feira, o Espanyol (12), que mesmo após empatar com o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu continua em penúltimo lugar, jogará em casa contra o lanterna Deportivo La Coruña (12).