Nunca as acusações contra a McLaren no caso de espionagem foram tão graves. Caiu como uma bomba no autódromo alemão de Nurburgring a reportagem da confiável revista inglesa Autosport. Segundo a publicação, Nigel Stepney, ex-mecânico-chefe da Ferrari, repassou ao projetista-chefe da McLaren, Mike Coughlan, todos os detalhes do funcionamento do sistema de assoalho móvel do modelo F2007 de Kimi Raikkonen e Felipe Massa.
O que se sabia é que Stepney havia entregado a Coughlan 700 arquivos de computador com os mais distintos dados sobre a Ferrari. A história do assoalho é nova. Foi a partir de Coughlan conhecer o sistema de assoalho móvel do F2007 que a McLaren protestou e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) reviu o regulamento. É uma demonstração clara de como as informações oriundas da espionagem de Stepney auxiliaram a McLaren.
A cada dia cresce a expectativa de que não só o time inglês bem como seus pilotos serão punidos pelo Conselho Mundial da FIA, dia 26 em Paris. E a punição implicará perda de pontos.