Hoje começam as semifinais do campeonato mundial de canoagem e caiaque, classificatório para as Olimpíadas de Pequim, que está sendo disputado em Foz do Iguaçu, dentro das instalações da Itaipu Binacional.
Ontem, foram disputadas as provas eliminatórias e os brasileiros se deram bem apenas na Canoa Dupla, com Cássio Petry e Bruno Machado, que ficaram em 27.º lugar entre 35 duplas concorrentes. E no caiaque individual feminino a brasileira Milene Wolf se classificou na 31.º posição e também vai disputar as semifinais.
O paranaense de Tomazina, João Vitor Machado, campeão sul-americano júnior em 2003, foi eliminado na categoria caiaque individual nas eliminatórias de ontem. ?Eu tenho treinado nesta raia, mas fiquei nervoso e cometi algumas faltas. Não deu, mas valeu a experiência?, disse.
Hoje também acontecem as eliminatórias por equipe, com o Brasil participando. O mundial de canoagem e caiaque termina domingo, quando serão classificados os 46 melhores (em todas as categorias) para as Olimpíadas de Pequim.
Raia
A raia de Foz é a primeira artificial construída no Brasil para competições de slalom de canoa e caiaque. O investimento foi de R$ 1 milhão. ?Gastamos R$ 400 mil apenas para colocar as pedras. Isso com o mundial já marcado. Não sabíamos se iria dar certo. E tínhamos também o problema da falta de água, pois não chove há meses na região. Mesmo assim, o Operador Nacional do Sistema (ONS) fez uma reengenharia no sistema. Deu certo?, contou Argos Gonçalves Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem.
O presidente da Real Federaccion de Deportes Aquáticos da Espanha, Santiago Bosa, elogiou o evento. ?A raia de Itaipu é excelente, muito técnica, segura e seletiva?, disse.