Mais jovem jogador da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 1954, Horst Eckel aposta que o seu país será tetracampeão mundial no próximo domingo, no Maracanã, quando os comandados do técnicos Joachim Löw enfrentarão a Argentina na decisão desta edição da competição. Há 60 anos, ele ajudou a sua nação a derrotar a Hungria por 3 a 2, na Suíça, no triunfo que ficou conhecido como “Milagre de Berna”, tamanho favoritismo que os húngaros ostentavam naquela decisão.
Hoje com 82 anos de idade, Eckel vê a Alemanha à frente da Argentina na disputa pela taça no Brasil. “Acredito que os garotos vão conseguir. Já temos uma chance um pouco melhor. A equipe se preparou muito bem. Mas a Argentina também não está na final por acaso. A seleção argentina não é ruim e será preciso ter atenção com Lionel Messi até o apito final. É preciso ficar continuamente de olho em jogadores como ele”, ressaltou o ex-jogador, em entrevista ao site oficial da Fifa, publicada nesta sexta-feira.
Em 1954, a Alemanha se sagrou campeã mundial pela primeira ver depois de ter sido goleada por 8 a 3 pela própria Hungria naquela Copa. E agora Eckel vê os alemães muito preparados para voltar a levantar a taça, ainda mais depois de terem aplicado uma histórica goleada por 7 a 1 sobre o Brasil na semifinal.
“Temos uma seleção muito forte, assim como em 1954. Somos fortes no ataque e na defesa. E espero que eles joguem ainda um pouco melhor, porque é uma final”, afirmou o ex-atleta, que depois de 1954 ainda viu os alemães se sagrarem campeões mundiais em 1974 e 1990.