De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, a maioria dos brasileiros não aceita o investimento de dinheiro público em obras dos estádios para a Copa do Mundo de 2014. De um total de 10.856 pessoas entrevistadas em 382 municípios do país, 57% do público considera injusta a forma proposta por grande parte das sedes para o próximo Mundial.

continua após a publicidade

Por outro lado, 37% dos entrevistados aprovam a utilização de dinheiro público nas novas arenas esportivas – 7% do público preferiram não opinar. Dos 12 estádios que abrigarão os jogos da Copa de 2014, apenas três são privados e, somente, Porto Alegre possui reforma confirmada para o estádio Beira-Rio, que será bancada pelo Internacional.

São Paulo não possui nenhum estádio aprovado pela FIFA, e, Curitiba, ainda depende de aprovação financeira para viabilizar a conclusão da Arena da Baixada. Estima-se que sejam gastos R$ 5,1 bilhões nas obras de todos os estádios para a Copa 2014, 168% a mais do que a CBF havia previsto, quando dizia que o próximo Mundial seria o da iniciativa privada.

Os empréstimos junto ao BNDES deverão ser feitos pelos governos estaduais, o que é considerado uso de verba pública. De acordo com matéria divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo, o dinheiro que será investido pelos governos bancaria quase metade do gasto que o Governo Federal possui com o Bolsa Família (cerca de R$ 13 bilhões) a cada ano.

continua após a publicidade