O técnico argentino Rubén Magnano confirmou nesta sexta-feira o corte do pivô Hátila Passos, definindo os 12 jogadores que irão defender a seleção brasileira masculina de basquete no Mundial da Turquia, entre os dias 28 de agosto e 12 de setembro. A principal novidade do grupo é o armador Raulzinho, de apenas 18 anos. Enquanto isso, os quatro astros brasileiros da NBA – Nenê, Leandrinho, Anderson Varejão e Tiago Splitter – estão garantidos.
O anúncio do corte aconteceu logo depois do jogo-exibição que o Brasil fez nesta sexta-feira, numa quadra ao ar livre, no bairro do Harlem, em Nova York, nos Estados Unidos. Num clima festivo, a seleção brasileira perdeu para Porto Rico por 77 a 55. Mas, para evitar contusões e desgaste debaixo do sol forte, os dois times não forçaram o ritmo e apenas cumpriram tabela durante a partida, que fazia parte de um evento promocional de um patrocinador.
Agora, após essa rápida passagem pelos Estados Unidos, que serviu para definir o grupo de 12 jogadores, a seleção brasileira embarca diretamente para a Espanha, onde disputa um torneio na semana que vem contra argentinos e espanhóis. Na sequência, o Brasil ainda encara uma competição em Lyon, na França, antes de viajar para a Turquia, onde acontecerá o Mundial.
Confira os 12 escolhidos para o Mundial:
Anderson Varejão – ala/pivô – 27 anos – Cleveland Cavaliers (EUA)
Nenê – pivô – 27 anos – Denver Nuggets (EUA)
Murilo – pivô – 26 anos – São José (SP)
Tiago Splitter – pivô – 25 anos – San Antonio Spurs (EUA)
Marquinhos – ala – 25 anos – Pinheiros (SP)
Guilherme Giovannoni – ala – 29 anos – Universo (DF)
Marcelinho Machado – ala – 34 anos – Flamengo (RJ)
Leandrinho – ala/armador – Toronto Raptors (EUA)
Alex – ala/armador – 30 anos – Universo (DF)
Marcelinho Huertas – armador – 26 anos – Caja Laboral (ESP)
Nezinho – armador – 29 anos – Universo (DF)
Raulzinho – armador – 18 anos – Minas Tênis (MG)