O clássico Atletiba deste domingo (06) na Vila Capanema foi inversamente proporcional ao que ocorreu no primeiro turno e a gangorra que coloca o Atlético na parte de cima da tabela e o Coritiba namorando as últimas colocações do Brasileirão se refletiu no resultado da partida, com o Furacão vencendo por 2 a 1.
O primeiro tempo foi bastante movimentado, com as duas equipes brigando muito no meio-campo, mas o Atlético atacava mais pelos lados do campo e o Coritiba afunilava mais o jogo pelo meio, buscando os contra-ataques.
E o equilíbrio seguia até que, aos 28 minutos, o árbitro marcou pênalti em favor do Coritiba, ao entender que Robinho foi deslocado por cima na grande área. Júlio César teve que cobrar duas, pois o árbitro mandou voltar a primeira cobrança, marcando invasão, mas fez o gol, aos 30 minutos.
Depois do gol, o Atlético foi para cima e em três minutos, aos 42 e 45, virou a partida, com dois marcados pelo maestro Paulo Baier. Primeiro, após uma jogada de Marcelo na grande área, que bateu cruzado, Vanderlei defendeu, Luccas Claro tentou cortar e a bola bateu em Baier para morrer no fundo do gol.
Depois numa cobrança de falta perfeita na entrada da grande área no ângulo de Vanderlei, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol da virada do Furacão.
No intervalo do jogo, as torcidas do Atlético entraram em confronto e o alambrado do estádio cedeu, atrasando o recomeço da partida, que recomeçou com mais de 10 minutos de atraso.
O início do segundo tempo deixou claro como seria a tônica da partida, com o Coritiba se mandando em busca do empate e o Atlético apostando na velocidade de seus atacantes para liquidar o jogo no contra-ataque.
E a situação ficou ainda melhor para o Atlético quando, aos 14 minutos, Escudero que já tinha cartão amarelo foi batido por Marcelo e cometeu a falta, levando o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho.
Depois da expulsão do lateral alviverde, o Atlético passou a tocar a bola e envolver a defesa do Coritiba, que só parava as arrancadas dos atacantes do Furacão na base das faltas.
No final da partida, o Atlético se fechou e segurou as investidas do Coritiba, garantindo a vitória no clássico e assumindo a terceira colocação na tabela de classificação. Já o alviverde segue mergulhado na crise, apenas a dois pontos da zona do rebaixamento.
Veja na galeria de fotos o Clássico.