Madri e Istambul anunciaram nesta quarta-feira interesse em receber a Olimpíada de 2020. As duas cidades terão a concorrência de Roma e Tóquio, que deverá confirmar sua candidatura nos próximos dias.
Será a terceira vez que Madri tentará receber a Olimpíada. Derrotada em 2012, por Londres, e 2016, pelo Rio de Janeiro, a capital espanhola espera repetir o feito da cidade sul-coreana de Pyeongchang, que ganhou o direito de sediar os Jogos de Inverno de 2018 após fracassar em duas tentativas.
Responsável pelo anúncio, o prefeito Alberto Ruiz-Gallardón afirmou que a Olimpíada ajudará a economia espanhola, que tem sofrido com a recessão e o desemprego. A Espanha já recebeu os Jogos em 1992, em Barcelona.
Também nesta quarta, o ministro do Esporte da Turquia, Suat Kilic, anunciou que Istambul está pronta para receber a Olimpíada, após seguidas tentativas frustradas. Kilic argumentou que o país tem exibido estabilidade política e econômica nos últimos anos.
A sede dos Jogos Olímpicos de 2020 será escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional somente em setembro de 2013, em Buenos Aires.