O Grande Prêmio São Paulo-2005 foi vencido de maneira categórica por Macbeth, que assinalou 1?24?526 para os 2.400 metros, grama, novo recorde, derrotando Punch Punch nos metros finais, com Tchintchulino, Paparazzi e Deuteronômio nas posições imediatas.
Macbeth é um filho de Royal Academy e Nouvelle Cuisine, de criação e propriedade do Stud TNT, que recebeu a direção de Antônio Ricardo e foi preparado por Carlos Silva. Uma vitória carioca, portanto, na maior prova do turfe paulista. Dá-lhe Grison e Thompson Rouge, do turfe local, não corresponderam à expectativa.
Durante o percurso rodaram quatro animais, sendo dois na reta oposta e dois na entrada da reta. Segundo as primeiras informações, I. Corrêa (Capitão Risso), A. Queiroz (Natural do Faxina) e V. Souza (Mylopotas) nada sofreram de mais sério, enquanto Altair Domingos (Quiet River), foi hospitalizado para exames, mas pelas primeiras informações nada houve de grave com o jóquei paranaense. Outro competidor foi contido, não chegando a cair.
Recorde de Eyjur
Grande Prêmio Presidente da República, prova da milha, marcou sensacional vitória de Eyjur, que depois de dominar San Firmin, na altura dos 300 metros, disparou para o disco, ganhando por vários corpos, com incrível facilidade e assinalando novo recorde para os 1.600 metros, grama, com 1?32?262. Eyjur nasceu nos Estados Unidos, chegando com um mês ao Haras J.B. Barros, onde foi criado, marcando mais uma grande vitória para Jael Bergamaschi Barros. Eyjur é um filho de Dayjur e Southern Law (Red Ramson), que foi apresentado em grande forma por Antônio Alvani e dirigido por Marcos Pereira. San Fermin formou a dupla, chegando a seguir Lingote de Ouro, Imortal Hour e Murtinho.
É um sonho
O Grande Prêmio Antenor de Lara Campos, prova de seleção, grupo 2, uma das atrações de ontem em Cidade Jardim, foi vencido pelo potro Éumsonho, um filho de Burooj e Ocala?s Dream (Clackson), de criação do Haras J.B. Barros, que defendeu as cores do Stud l?Arcad, treinado no Rio de Janeiro por V. Fornasaro e dirigido com grande categoria pelo extraordinário Jorge Ricardo. Not True (A. Domingos) formou a dupla com o paranaense Puerto Alegre (Haras Anderson), perto na terceira colocação.
Vitória paranaense no páreo velocidade
Na tarde de sábado foram realizadas as primeiras provas internacionais da festa máxima do turfe paulista. O Grande Prêmio ABCPCC, prova velocidade, foi vencido por Omaggio, cavalo paranaense de criação e propriedade do Haras Anderson, apresentado por J. Borioni, substituindo Adélcio Menegolo, que está suspenso. Depois de dura luta, Omaggio dominou Mig, com New Freedom, paranaense do Haras Belmont, que pelo lado externo da pista chegou muito perto na terceira colocação, completando o marcador Heart Alone e Quero. É importante destacar que Ommagio, assinalando 54?446 para os 1.000 metros, em pista de grama, ficou muito perto do recorde de distância, na grama, que é de Sushi-Bar (53?811) e mais perto, ainda, do recorde da prova, que é de Hyrat. Uma grande performance, portanto, de Ommagio, que realiza campanha na Gávea.
Éguas
O Grande Prêmio Osaf, com a participação das melhores éguas do turfe brasileiro, foi vencido por Dumas, que atropelou de maneira sensacional, para dominar Moon Berry, representante local, que chegou a dar impressão de vitória, mas foi dominada nos últimos metros por Dumas, do turfe carioca, que assinalou 1?58?700 para os 2.000 metros em pista de grama. Classe Arumba terminou na terceira colocação, chegando a seguir Anna Cisei, que correu na ponta até os 50 metros finais, e Quero Pule.
Dumas é uma filha de Dr. Carter e Classe Special (Choctaw Ridge), de criação e propriedade do Stud Raça, que foi dirigida por Luiz Duarte e apresentada por M.G. Campos, profissionais radicados na Gávea.
Vitórias
Dois animais que foram preparados no Tarumã venceram na tarde de sábado, em São Paulo: Aguillera, do Stud Solana, que foi apresentado por Djalma Corrêa, ganhou a prova de abertura; e Savannah Minister, treinada por Luiz Roberto Feltran, obteve boa vitória para o Stud Lu e Léo, no terceiro páreo.