Depois de se atrasar 40 minutos para o treino desta sexta-feira, nas Laranjeiras, Vanderlei Luxemburgo testou uma nova formação para o clássico de domingo com o Flamengo. Com o Fluminense à beira da zona de rebaixamento e sem vencer há sete rodadas, o técnico resolveu adotar esquema mais defensivo.
O time deve jogar com três zagueiros e três volantes contra o Flamengo. Com a vitória sendo absolutamente crucial – uma derrota custará o seu emprego – Luxemburgo decidiu buscar uma nova postura tática. A zaga foi testada com Gum, Edinho recuado, e Leandro Euzébio. No meio, Diguinho, Rafinha e Jean fazendo a proteção à defesa.
Durante o treinamento, o treinador fez mudanças, provavelmente pensando na necessidade de soltar mais a equipe. O atacante Rhayner entrou no lugar do volante Rafinha, e o meia Felipe substituiu o lateral Ronan.
No entanto, o veterano Felipe foi suspenso por dois jogos, nesta sexta, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por ofensas ao árbitro da partida contra o Cruzeiro, há mais de duas semanas. Os advogados do clube prometiam entrar com um recurso ainda nesta noite e contavam que um efeito suspensivo (que pode ser dado até o dia do jogo) daria condições de jogo ao meia.
Na mesma sessão do STJD, os atacantes Rafael Sobis e Biro Biro foram absolvidos. Eles formarão a dupla ofensiva no clássico.