Com 65 pontos, na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras vive a expectativa de confirmar sua vaga na Libertadores de 2009 com uma vitória sobre o Botafogo, no domingo, dia 7, no Palestra Itália.
No ano passado, o clube vivia situação similar. Precisava de uma vitória sobre o Atlético-MG, que, como o Botafogo, não lutava por nada, para assegurar sua vaga na Libertadores, mas o clube perdeu por 3 a 0 em pleno Palestra Itália, culminando na saída do técnico Caio Jr. e numa mudança radical na metodologia da diretoria alviverde.
O atual técnico da equipe, Vanderlei Luxemburgo, não teme que algo parecido venha a acontecer com o Palmeiras nesta temporada. “Eu sempre digo que é muito bom depender apenas de si e ainda mais decidindo uma classificação dentro de casa.”
Com Luxemburgo no comando, o Palmeiras perdeu apenas duas vezes em casa, para Sport e Grêmio. Para Luxemburgo, o Palestra Itália tem de ser considerado um trunfo: “O Palestra é totalmente favorável e tenho certeza que a torcida estará lá nos apoiando, assim como fez durante toda a temporada. Essa energia será uma arma a mais para os nossos jogadores.”
Os concorrentes diretos do Palmeiras por uma vaga na Libertadores, Cruzeiro e Flamengo, vivem situações diferentes. Assim como o clube paulista, o Cruzeiro precisa apenas de uma vitória diante da já rebaixada Portuguesa, em casa, para assegurar a vaga, enquanto o clube carioca necessita da vitória diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada, além de um tropeço de um dois concorrentes.