O fato de o Grêmio ter feito em grande estilo a sua estreia com o seu time considerado titular neste Campeonato Gaúcho, na noite da última quarta-feira, no Olímpico, foi exaltado por Vanderlei Luxemburgo. O técnico destacou o desempenho da equipe na goleada por 5 a 1 sobre o São José, líder do Grupo B da competição, e defendeu o planejamento de só colocar em campo a força máxima gremista a partir desta quinta partida do clube no primeiro turno do torneio estadual.
Ele ainda alfinetou de forma irônica quem achava que o Grêmio estava desmerecendo a importância da competição. “Antes de começar jogo, as notícias eram as de que jogaríamos contra o líder da competição, que ainda não havia perdido, mas depois que ganhamos de 5 o Campeonato Gaúcho de repente não tem parâmetro. E antes do jogo, tinha parâmetro? O Grêmio se impôs, dentro do planejamento que fizemos antes do início da temporada. Não é que o campeonato é fraco, o Grêmio jogou um grande jogo”, afirmou o comandante.
Luxemburgo também voltou a deixar claro que não se arrepende do fato de ter liberado apenas a utilização de reservas no clássico do último domingo, diante do Inter, que derrotou o arquirrival por 2 a 1 em Erechim.
“Quando decidimos a decisão de jogarmos o Gre-Nal com o time considerado B, não foi na semana do jogo, foi tomada essa decisão há três ou quatro semanas, quando fizemos o planejamento de que iríamos para Quito para ficar dez dias, trabalhando forte para passarmos para a fase de grupo da Libertadores”, disse o treinador, se referindo à preparação para o duelo de ida diante da LDU, no Equador, pela fase preliminar da competição continental.
“Tivemos alguns resultados ruins no Estadual, mas era tudo previsto. O importante é que estamos na fase de grupos da Libertadores. Isso é planejamento”, completou Luxemburgo, que agora vê o Grêmio ocupar a quarta posição do Grupo A do primeiro turno do Gaúcho, com seis pontos ganhos.