O Luverdense conseguiu respirar mais aliviado na luta contra o rebaixamento. Nesta sexta-feira, o time mato-grossense contou com a colaboração do goleiro Emerson e derrotou o Paysandu por 1 a 0, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT), pela 17.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O time da casa subiu aos 20 pontos, deixando Atlético Goianiense e CRB, que jogam neste sábado, mais próximos da degola. Já o Paysandu ficou longe do G4. O time paraense tinha chance de dormir no grupo dos quatro primeiros, mas ficou estagnado com 27 pontos.
O primeiro tempo começou equilibrado, com os dois times buscando o ataque. Mesmo a mais de dois mil quilômetros de casa, o Paysandu contou com apoio de um grande número de torcedores, mas não foi suficiente para evitar que o time saísse atrás do marcador. Logo aos 12 minutos, Muralha arriscou de fora da área e contou com colaboração de Emerson, que pulou na bola, mas não conseguiu fazer a defesa.
Os donos da casa aproveitaram a vantagem para controlar o jogo. Ambos os times não jogavam bem, erravam muito, especialmente no campo de ataque, e o placar não foi alterado, apesar das tentativas do Luverdense, que chegou perto de marcar duas vezes com Tozin.
O Luverdense voltou com uma postura clara para o segundo tempo: se fechar e buscar um contra-ataque para decidir o jogo. Os mandantes, contudo, foram pouco exigidos. O técnico Dado Cavalcanti mexeu no ataque, tentou melhor a movimentação e o Paysandu teve uma leve melhora, insuficiente para levar perigo ao goleiro Edson. As chances mais perigosas criadas vieram em cruzamentos que a defesa mato-grossense aparecia para cortar ou passavam perto.
Bem postado, o Luverdense teve a chance de marcar aos 34 minutos em outra falha de Emerson. Tozin pegou sobra na área e bateu forte. O goleiro soltou a bola e Thiago Martins salvou em cima da linha.
Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira, quando haverá rodada completa da Série B. Às 19 horas, o Paysandu encara o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC). Mais tarde, às 20h30, o Luverdense recebe o Vitória, desta vez na Arena Pantanal, em Cuiabá.
FICHA TÉCNICA
LUVERDENSE 1 x 0 PAYSANDU
LUVERDENSE – Edson; Osman, Everton, Luiz Otávio e Paulinho; Muralha, Ricardo, Adriano da Matta (Lucas Fernandes) e Diego Rosa; Alípio (Rafael Tavares) e Tozin (Luiz Eduardo). Técnico: Júnior Rocha.
PAYSANDU – Emerson; Yago Pikachu, Thiago Martins, Gualberto e João Lucas; Fahel, Ricardo Capanema e Carlinhos (Edinho); Wellinton Júnior (Aylon), Misael e Everaldo (Leandro Cearense). Técnico: Dado Cavalcanti.
GOL – Muralha, aos 12 minutos do primeiro tempo.
CARTÃO AMARELO – Ricardo Capanema (Paysandu).
ÁRBITRO – Devarly Lira do Rosário (ES).
RENDA – R$ 19.510,00.
PÚBLICO – 1.437 pagantes (1.737 no total).
LOCAL – Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT).