O quarto episódio do The Ultimate Fighter Brasil, exibido domingo passado (15), definiu mais um semifinalista da primeira edição internacional do reality show do Ultimate Fighting Championship (UFC). Após uma batalha de três rounds, o peso pena Rodrigo Damm derrotou John Macapá na decisão dividida dos jurados, abrindo 3 x 0 para o Time de Vitor Belfort. Com a vitória, Damm se junta a Godofredo Pepey (peso pena) e Daniel Sarafian (peso médio) entre os classificados para a próxima etapa da disputa, que coloca em jogo dois contratos com a maior organização de MMA do mundo.
As quedas foram as grandes armas de Rodrigo no embate. Credenciado no wrestling e no jiu-jitsu, o atleta buscou derrubar o oponente desde o início. Macapá, que abriu a batalha com bons golpes e demonstrava maior domínio na luta em pé, acabou sendo derrubado ainda no primeiro round, conseguindo, no entanto, levantar-se logo em seguida.
No segundo round, Rodrigo Damm mostrava-se mais cansado. Ele tentou algumas quedas, mas foram prontamente defendidas pelos sprawls (defesa de queda) do adversário, que retomava o controle do combate. Devido ao equilíbrio dos dois rounds iniciais, os árbitros determinaram que houvesse um terceiro e final assalto para determinar o vencedor.
Macapá voltou a trabalhar com bons golpes e chutes na coxa, mas o primeiro a encaixar um golpe determinante foi Damm, que derrubou, aplicando socos e controlando o rival por cima. Macapá conseguiu reagir no chão, mas as papeletas dos jurados marcaram, de forma dividida, a vitória de Damm.
“Foi uma das lutas mais difíceis que já fiz em minha vida”, comentou o vencedor.
O Time Wanderlei, contudo, não escondeu a insatisfação com o resultado, defendendo que a vitória por pontos deveria ter ido para Macapá.