Lutador brasileiro de MMA é preso por abuso sexual nos EUA

O brasileiro Hermes França, 36 anos, lutador de MMA (Mixed Martial Arts), foi preso na última terça-feira nos Estados Unidos sob a acusação de abuso sexual. Ele se entregou em uma delegacia do condado de Clackamas, no estado de Oregon, e deve responder a pelo menos nove acusações pelo crime. A pena pode chegar a 57 anos de prisão.

Ao se entregar, França entregou uma declaração na qual afirmava ser inocente, mas o documento não foi considerado pelo xerife responsável. Ele tem sete acusações de abuso sexual em primeiro grau e outras duas em segundo grau. A sentença mínima obrigatória para cada uma delas é de seis anos e três meses para cada uma delas.

Hermes França pode responder ao processo em liberdade, mas para isso precisará desembolsar US$ 250 mil (pouco mais de R$ 400 mil) em fiança. Seu julgamento está marcado para 12 de julho.

Assim, sua luta com Pavelic Mark, que seria disputada em 10 de junho pelo cinturão dos pesos leves pelo MFC (Maximum Fighting Championship) foi cancelada.

Hermes França é um ex-lutador de UFC (Ultimate Fighting Championship), organização mais famosa de MMA. Seu ponto alto na carreira foi em 2007, quando disputou o cinturão contra o americano Sean Sherk e acabou derrotado por decisão unânime dos juízes. No exame antidoping, ambos foram pegos. Franca tem 22 vitórias e 12 derrotas na carreira.