A Portuguesa registrou na noite de quarta-feira um Boletim de Ocorrência na 12ª Delegacia de Polícia, em São Paulo, com a denúncia de um suposto suborno ao zagueiro Jean, da Ponte Preta, para favorecer o Santos no jogo do último domingo, pelo Paulistão. O caso é baseado no testemunho de dois homens, que procuraram a diretoria da Lusa para fazer a acusação.

continua após a publicidade

“É importante dizer que a Portuguesa não está fazendo a denúncia. A Portuguesa foi procurada por essas duas pessoas e encaminhou a denúncia, que é muito grave, para o Ministério Público, a Federação Paulista de Futebol e o Tribunal de Justiça Desportiva”, afirmou o presidente da Lusa, Manuel da Lupa, que defendeu, caso seja confirmado o suborno, a realização de um novo jogo entre Santos e Ponte.

No jogo do último domingo, realizado em Campinas, pela última rodada da fase de classificação do Paulistão, Jean cometeu um pênalti aos 43 minutos do segundo tempo, que originou o gol da vitória do Santos por 3 a 2. Esse resultado garantiu a classificação santista para as semifinais do campeonato, eliminando justamente a Portuguesa. Dois dias depois, a Lusa divulgou a denúncia do suposto suborno, o que agora já virou caso de polícia, com o registro do Boletim de Ocorrência.

As testemunhas que fizeram a acusação foram Silvio Filgueiras e Fernando Oliveira Mendes. Eles relataram no Boletim de Ocorrência que um homem, identificado apenas como Isildo, teria acertado com Marcelo, apontado como procurador de Jean, para que o zagueiro fizesse uma jogada durante a partida que facilitasse a vitória do Santos. O valor do suposto suborno, segundo a denúncia, seria de R$ 20 mil.

continua após a publicidade

A Portuguesa, agora, cobra a investigação do caso pela polícia e pelo Tribunal de Justiça Desportiva. Enquanto isso, o zagueiro Jean ainda não deu entrevistas sobre o caso, mas a Ponte Preta divulgou um comunicado na quarta-feira em que o jogador alega inocência, garantindo que irá acionar judicialmente quem o acusa. “Não admito este tipo de acusação e todas as providências necessárias serão tomadas”, afirmou.