A Portuguesa empatou com o ABC por 1 a 1, na noite desta terça-feira, no Estádio Frasqueirão, em Natal, na abertura da 22ª rodada da Série B do Brasileiro. Com isso, a Lusa assegurou a permanência na liderança do campeonato, independente dos resultados dos adversários.
Com o empate, a Portuguesa chegou aos 43 pontos, abrindo quatro de vantagem sobre a vice-líder Ponte Preta, a única que poderia tirá-la da liderança nesta 22ª rodada e que joga apenas na sexta-feira. Já o ABC passa a ter 29 pontos, ocupando a 12ª colocação da Série B.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado no Frasqueirão, com os times mostrando vontade na busca pelo gol. A Lusa, mesmo jogando como visitante, abriu o placar aos 22 minutos, quando Ananias recebeu cruzamento de Guilherme pelo lado direito e desviou para o fundo das redes.
Após a vantagem, a Portuguesa ficou muito recuada e permitiu que o ABC empatasse. Aos 34 minutos, Leandrão recebeu dentro da área, fez o pivô, girou e chutou no canto esquerdo de Weverton: 1 a 1. O time potiguar ainda quase chegou à virada, mas o goleiro da Lusa trabalhou bem.
Na etapa final, a Portuguesa começou melhor e assustou a torcida do ABC em duas oportunidades com Ananias. O time da casa, porém, conseguiu controlar o jogo e ainda foi ataque nos minutos finais, pressionando em busca da virada, mas falhou na hora de fazer o segundo gol.
Na 23ª rodada da Série B, todos os dez jogos acontecem na próxima terça-feira, a partir das 20h30. Assim, o ABC joga diante do Goiás no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, e a Portuguesa recebe o Barueri no Canindé, em São Paulo.
FICHA TÉCNICA:
ABC 1 x 1 Portuguesa
ABC – Camilo; Pio (Chimba), Rafael Caldeira, Irineu e Renatinho Potiguar; Rômulo (Marcus Vinícius), Esdras (Nego), Makelelê e Cascata; Leandrão e Lins. Técnico – Leandro Campos.
Portuguesa – Weverton; Ivan, Rogério, Matheus e Marcelo Cordeiro; Guilherme (Leandro Silva), Ferdinando, Boquita (Henrique) e Marco Antônio; Ananias (Cleiton) e Edno. Técnico – Jorginho.
Gols – Ananias, aos 22, e Leandrão, aos 34 minutos do primeiro tempo.
Árbitro – Cláudio Francisco Lima e Silva (SE).
Cartões amarelos – Guilherme e Marcus Vinícius.
Renda e público – não disponíveis.
Local – Estádio Frasqueirão, em Natal (RN).