Redação e agências – A 12.ª rodada da Segundona do Brasileiro, a Série B, será aberta hoje, às 20h30, com dois paulistas em campo. A Portuguesa enfrenta o Brasiliense-DF no Canindé, em São Paulo, e o Marília joga contra o Vila Nova-GO, no Serra Dourada, em Goiânia.
A vitória sobre o Remo-PA, por 2 a 1, na última terça-feira, tirou a Lusa, do técnico Luís Carlos Barbieri, da lanterna da competição e a motivou em busca da reação. A equipe está em 18.º lugar, com 11 pontos. O Brasiliense, 4.º colocado, com 17 pontos, tenta a primeira vitória fora de casa para continuar no grupo de acesso.
Entrar no grupo de acesso é o que pretende e pode alcançar o Marília, 9.º lugar, com 16 pontos. Para entrar entre os quatro primeiros, precisa vencer e ainda espera que o próprio Brasiliense não vença. O Vila Nova, 16.º colocado, com 12 pontos, precisa dos três pontos para fugir da zona do descenso.
Outros oitos jogos acontecem amanhã, fechando a rodada. Destaque para o clássico pernambucano, onde, em Recife, o Náutico defende a liderança diante do Sport, 2.º colocado. Em Florianópolis, o Avaí, 19 pontos e 3.º terceiro lugar, briga diante do Atlético-MG, do técnico Levir Culpi. O Galo mineiro está na parte do meio da tabela, com 15 pontos, ocupando a 11.ª posição.