Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assistir aos jogos da seleção na primeira fase da Copa do Mundo no cinema do Palácio da Alvorada, informou uma pessoa próxima a ele. Até ontem, Lula avaliava que era melhor convidar poucos amigos para acompanhá-lo na torcida, possivelmente alguns ministros ou assessores. Foi na sala de cinema do Alvorada que o presidente recebeu, no início do governo, artistas, produtores e diretores de filmes nacionais.
Na manhã de ontem, assessores do Planalto conversaram por telefone com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para discutir a possibilidade de uma teleconferência entre Lula, o técnico Parreira, o coordenador-técnico Zagallo e o capitão Cafu. Lula pediu expressamente aos assessores que a teleconferência, que poderá ser realizada nesta quinta, só ocorra de fato se não for perturbar a concentração do time. Lula não quer ser criticado por abusar da paciência da seleção num momento decisivo.
O Planalto ainda não definiu como será a cobertura da imprensa para acompanhar o ?torcedor? Lula. É possível que fotógrafos e cinegrafistas tenham acesso por certo tempo ao cinema do Palácio da Alvorada durante os jogos. Até a noite de ontem, o governo estudava a possibilidade de um decreto para decretar ponto facultativo do funcionalismo público nos dias dos jogos da seleção.