O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que o trabalho do Rio de Janeiro e do Brasil para organizar a Olimpíada de 2016 vai começar imediatamente. Voltando a afirmar que a escolha do Rio, nesta sexta-feira, para sediar o evento é o momento mais emocionante da sua vida, Lula prometeu que o País vai realizar uma Olimpíada brilhante.
“Sempre pensei que só precisávamos de uma oportunidade, só uma. Temos competência para fazer igual qualquer uma. A responsabilidade aumenta e amanhã começamos a trabalhar a Olimpíada. Hoje é, talvez, o dia mais emocionante, um dia que senti ainda mais orgulho de ser brasileiro”, afirmou.
O discurso foi repetido por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, ressaltando que o Rio terá muito trabalho para organizar a Olimpíada. “Aprendemos com a organização do Pan de 2007. Essa foi o início dessa jornada. Em junho de 2006, um ano antes do Pan, eu falei com o ministro dos esportes e começamos ali, montamos uma equipe brilhante. E amanhã começaremos um trabalho e teremos que trabalhar muito”, comentou.
Lula ressaltou que a responsabilidade de sediar a Olimpíada é muito grande, mas será superada pelos organizadores dos Jogos de 2016. “Estou com alegria e preocupação. Preocupação porque com o que o COI decidiu, aumentou a responsabilidade dos brasileiros. Sou homem que não tem medo. O ser humano precisa levantar todo dia e ter um desafio”, afirmou.