A vitória do Rio de Janeiro no evento para a escolha da sede da Olimpíada de 2016, em Copenhague, teve vários momentos marcantes e decisivos. No entanto, os que representaram o Brasil e até alguns dos concorrentes apontaram a apresentação como fundamental para o triunfo brasileiro. Foi assim também com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que voltou a falar neste sábado.

continua após a publicidade

Para Lula, a apresentação do Rio na sexta-feira deixou a certeza da vitória. “Depois da apresentação do Brasil a gente tinha certeza que não tinha como o Rio não ganhar”, afirmou o presidente, lembrando que muitos duvidavam do triunfo brasileiro, lembrando a difícil concorrência com Chicago e Tóquio. “Sempre me diziam em conversas: ‘Não vai dar para bater Chicago, não vai dar para bater Tóquio’. Mas aí a gente percebeu que era possível”, revelou.

Lula também aproveitou para justificar o seu choro após a confirmação do Rio como sede dos Jogos. “Como a gente já tinha ganhado, eu relaxei e falei: ‘Bom, agora que é para chorar, vou chorar mesmo’.” O presidente disse que se recordou de sua própria vida, “das coisas que pareciam impossíveis”, e novamente da apresentação do Rio. “Aí comecei a chorar. E como não tenho vergonha de chorar, chorei.”

continua após a publicidade