O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está “pronto” para sediar as Olimpíadas de 2016 e rebateu o que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou sobre a candidatura norte-americana ao evento.

continua após a publicidade

Referindo-se a mensagem que o mandatário enviou ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, para defender a cidade de Chicago como sede dos Jogos, Lula comentou que se o Rio de Janeiro sediar o evento “seria a ocasião para ajudar a auto-estima do povo e de todo os países que estão em desenvolvimento”.

Em sua mensagem, Obama havia dito que receber os Jogos seria para os EUA a ocasião “”para reforçar no mundo, mesmo que apenas por um período limitado de tempo, um senso que une e não que divide”.

Obama e Lula atualmente estão na cidade italiana de L’Aquila, em vista da 35ª Cúpula do G8. As declarações do mandatário brasileiro foram feitas antes de partir para a Itália.

continua após a publicidade

Segundo o petista, o Brasil respeita todos os concorrentes (Chicago, Tóquio e Madri), mas “certamente o Rio é mais bonito que Chicago”. O presidente também explicou que o Brasil deve ser escolhido como sede dos Jogos porque “está vivendo uma grande transformação econômica e social” e em 2015 será “nas previsões mais pessimistas, a quinta economia mundial”. O Brasil recebeu em 2007 os Jogos Pan-Americanos e, em 2012, sediará a Copa do Mundo.

O COI anunciará no próximo dia 2 de outubro onde ocorrerão os Jogos Olímpicos de 2026.

continua após a publicidade