O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira, em Brasília, alguns integrantes da delegação brasileira que disputou no final do mês passado o Mundial de Esportes Aquáticos em Roma. Durante a audiência, Lula brincou com o nadador César Cielo, grande astro da equipe, dizendo que costumava nadar muito bem a prova dos 100 metros livre na piscina do Palácio da Alvorada até ter o problema da bursite.
No encontro, do qual participou também o ministro do Esporte, Orlando Silva, Lula ouviu do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, a sugestão para que as universidades brasileiras possam apoiar mais o esporte. Lula, então, chamou Orlando Silva e disse que essa era uma boa ideia, pedindo que o ministro converse com os reitores de universidades para que elas apoiem mais os atletas.
Orlando Silva lembrou que nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum essa relação do esporte com as universidades. Depois, o ministro revelou que vai organizar esse encontro com os reitores para discutir a questão e ver um programa de apoio para a alta performance.
No encontro, Lula quis conhecer também a rotina dos atletas e foi informado de que eles treinavam, no mínimo, quatro horas todos os dias. E, na hora da foto com a equipe, o presidente vestiu o boné e o agasalho oficial da delegação brasileira, mostrando muita descontração com César Cielo, que foi o destaque do Brasil no Mundial de Roma, ao conquistar duas medalhas de ouro (50 e 100 metros livre).