Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que está fazendo todo empenho para que a Copa do Mundo de 2014 seja realizada no Brasil, mas lembrou que a situação não é favorável ao País, porque nenhum estádio seria aprovado pela Fifa. ?Pelos critérios da Fifa, nós não temos nenhum estádio em condições de sediar jogos da Copa?, lamentou Lula, durante a cerimônia de sanção da lei que criou a Timemania – nova loteria que a partir do ano que vem destinará 22%, ou R$ 110 milhões anuais, de sua arrecadação para pagar dívidas dos times das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

?Significa que se nós estamos pleiteando – e eu já fiz questão de tornar pública a vontade do governo brasileiro de ter a Copa do Mundo aqui, em 2014 –  significa que nós vamos ter que pensar, no mínimo, em construir 12 novos estádios neste País?, afirmou Lula. ?E não é responsabilidade dos clubes ou apenas da Confederação (CBF), é responsabilidade do  governo federal, dos governos estaduais e dos prefeitos, é responsabilidade do nosso Banco de Desenvolvimento, é responsabilidade dos nossos bancos públicos, Caixa e Banco do Brasil, porque uma Copa do Mundo vai dar ao Brasil uma visibilidade que, possivelmente, a gente não tenha dimensão.?

Paz no mundo

Lula disse também que a Copa do Mundo poderá ser utilizada como instrumento de pregação da paz no mundo. Afirmou que seria ótima para o Brasil, como o foi para a Alemanha. E criticou o decepcionante desempenho da seleção brasileira no último mundial. ?A única coisa que nós guardamos da Copa de 50 são os dois gols uruguaios. Mas, da Alemanha, a gente percebe que guarda outras coisas. Embora o Brasil não tenha feito jus a tudo que nós somos, a verdade é que guardamos da Alemanha a imagem de uma Copa do Mundo altamente profissionalizada. Aquilo significa que é possível construir a paz no mundo, e o futebol pode ser isso?, disse o presidente.

Lula isentou os dirigentes de culpa pela ruína financeira dos clubes brasileiros. Disse que no caso do futebol, que é uma paixão nacional, todos são responsáveis. Pediu ainda à direção da CBF que aproveite a viagem que a seleção fará ao Kuwait, onde jogará no dia 7 de outubro, para fazer um amistoso com o Líbano.

continua após a publicidade

Corintiano e colorado

No final do discurso, Lula se entusiasmou com o futebol.

continua após a publicidade

Disse que desde pequeno ia aos estádios e gostava de ficar no meio da torcida, só para ver o efeito daquela massa. Falou mais uma vez que é torcedor do Corinthians e jogou para a platéia de gaúchos, onde sua campanha para a reeleição não anda tão bem: ?Sou torcedor do Internacional, no Rio Grande do Sul, embora seja apaixonado pelo Grêmio?.

Lula disse que se apaixonou pelo Grêmio depois de assistir a uma partida do clube com o Fluminense, neste Brasileirão.

?O Grêmio estava perdendo o jogo… O que eu vi aquela torcida fazer e o que eu vi aqueles jogadores fazerem. Somente a auto-estima é que leva um time a fazer aquilo?, lembrou. O jogo terminou 4 a 4.