O Coritiba apresenta pelo menos três reforços na segunda-feira. O meio-campista Luís Carlos Capixaba, do São Caetano, e o atacante Luís Mário, que estava no futebol coreano, são dois nomes praticamente acertados. O terceiro deverá ser o lateral-direito Paulo Baier, do Criciúma, que está em avançado estágio de negociação. Depois de muito procurar, a diretoria coxa achou seus principais alvos.

A diretoria não confirma os acertos, mas dentro do clube os nomes de Capixaba e Luís Mário são citados já como jogadores alviverdes. O vice-presidente Domingos Moro, que é um dos dirigentes que está buscando reforços (ao lado do coordenador técnico Sérgio Ramirez e do gerente de futebol Oscar Yamato), seguiu ontem para Leme (SP), onde acompanha a estréia do time júnior na Taça São Paulo da categoria.

Mas, antes da viagem, Moro confirmou que haverá novidades na segunda, quando da reapresentação do elenco. “Vamos apresentar jogadores”, disse. O vice-presidente não quis adiantar quantos seriam, e negou que esteja se programando um ‘pacote’ de contratações. Dentro do Alto da Glória, se comenta que até quatro reforços deverão ser apresentados – falta, para confirmar nomes, a assinatura do contrato.

Luís Mário, meio que se traindo, confirmou à Tribuna o quase acerto com o Coxa. “Estamos ainda conversando, mas será uma satisfação defender o Coritiba na Libertadores”, comentou o atacante, que passa férias em Belém. Nos últimos meses, jogador defendeu o Anyang-LG, clube coreano que contratou os ex-paranistas Renaldo, Caio e Valentim. “É uma experiência nova, mas bem legal”, reconhece Luís Mário, que marcou seis gols e deu nove assistências, sendo escolhido o melhor jogador da competição por dois meses.

O atacante disse ainda ter propostas de outros clubes (como o Flamengo), mas que a estrutura e o calendário do Cori estão fazendo a diferença. “Eu conheço a qualidade do trabalho que é feito no Coritiba, e ficaria feliz em jogar a minha quarta Libertadores”, admitiu. “Se eu acertar, espero poder ajudar o clube e fazer uma grande competição”, completou Luís Mário.

Chegando

Capixaba, que teve passagens destacadas no Bahia e no São Caetano, não está nos planos de Tite para a próxima temporada. E o nome do meio-campista, que estava na lista de possíveis contratações do Atlético, passou também a interessar o Coxa. Segundo dirigentes, ele é um jogador com características diferenciadas: pode ser um ala, caso necessário, e atua em todas as funções do meio-campo.

Já Paulo Baier é um sonho mais ‘antigo’. Em negociação há três semanas, o lateral se encaixa na filosofia financeira do Cori, e só restaria a desvinculação dele do Criciúma para ser anunciado o acerto. “Nós estamos trabalhando esse caso com muita vontade”, reconhece Domingos Moro. Outros nomes, como os de Arce e Marabá, estão praticamente descartados, mas Léo Inácio, que disputou o Brasileiro pelo Juventude, interessa.

Prata da casa de contrato novo

O Coritiba não esqueceu dos garotos. Oito jogadores juniores renovaram contrato ontem, antes da viagem da delegação alviverde para a Taça São Paulo da categoria.

Entre eles, estão revelações como o goleiro Rodrigo Café, jogadores de história nas categorias fundamentais, como o lateral Marquinhos, e até titulares do time profissional – o lateral-esquerdo Ricardo, que está vinculado ao Coritiba até o final de 2008.

É a comprovação da filosofia do clube, que mesmo trazendo reforços vai continuar a privilegiar os jogadores da casa. “Esses meninos ainda têm idade para jogar no time júnior, mas já estão todos profissionalizados e com contratos feitos”, comentou o vice-presidente Domingos Moro. O único que tem vínculo de curta duração é Marquinhos, que está no clube há dez anos, e fez contrato por mais um.

Os outros renovaram (ou fizeram seus primeiros contratos) por tempo maior.

Retorno A reapresentação do elenco – e apresentação dos novos contratados -acontece na segunda, às 15h30, no CT da Graciosa. A partir daí, o trabalho fica a cargo de Antônio Lopes e do preparador físico Manoel dos Santos, que comandará a pré-temporada.

Definida A posse de Giovani Gionédis, que foi reeleito em dezembro para novo mandato de dois anos, foi confirmada para quarta-feira (dia 7), às 19h30, no hall de entrada da tribuna de honra do Couto Pereira.

continua após a publicidade

continua após a publicidade