Lisboa – A derrota na final da Eurocopa 2004 por 1 a 0 diante da Grécia não abalou o prestígio do treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari no principal mercado do futebol mundial. Ontem, o comandante da seleção portuguesa recebeu elogios da direção técnica da UEFA e foi condecorado pelo governo luso por levar o país ao vice-campeonato.

Já confirmado no cargo até o fim da Copa do Mundo de 2006, Scolari teve mais uma demonstração de apoio luso no dia seguinte à derrota. No Palácio de Belém, em Lisboa, foi condecorado comendador pelo presidente Jorge Sampaio, devido ao trabalho realizado na Eurocopa e apoio e estímulo que deu ao país. Os jogadores da seleção também foram homenageados, recebendo a Ordem do Infante Dom Henrique.

De quebra, Scolari ganhou elogios do grupo de estudos técnicos da UEFA. Coordenador da análise, Andy Roxburgh lembrou do treinador brasileiro ao definir o trabalho do alemão Otto Rehhagel com a seleção grega como maravilhoso. “Scolari também fez um trabalho fantástico e, obviamente, toda a gente em Portugal está bastante triste por ele não ter conseguido levar o país ao título”, disse Roxburgh.

continua após a publicidade

continua após a publicidade