O atacante Luis Fabiano será denunciado ainda nesta semana no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e pode ser condenado a até 12 jogos de suspensão pelas ofensas feitas ao árbitro goiano Elmo Alves Cunha na partida contra o Atlético-MG, pela quinta rodada do Brasileiro.
Segundo o procurador-geral do tribunal, Paulo Schimitt, o jogador será enquadrado nos artigos 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras) e 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).
Ambos estipulam pena de até seis jogos de suspensão. O segundo artigo tem o agravante de a ofensa ter sido direcionada ao árbitro, o que eleva a punição mínima para quatro jogos.
“Ele tem deixado a desejar no comportamento”, criticou Schimitt. Só no Brasileiro, Luis Fabiano já foi advertido cinco vezes, quatro delas por reclamação.
Anteontem, o jogador recebeu cartão amarelo após fazer falta violenta. Dois minutos depois, exigiu que o juiz punisse o atleticano Ronaldinho por uma infração no meio de campo. O protesto fez Cunha mostrar o segundo amarelo ao são-paulino e, consequentemente, expulsá-lo de campo.
Na súmula, o árbitro descreveu a atitude de Luis Fabiano com frases repletas de palavrões. “Porra, marca só uma, seu merda. Está inventando desde o início, é muito fraco”, disse o atacante, de acordo com Cunha. “Seu filho da p., você é um v., dá vontade de te meter soco na cara, vagabundo, te encher de pancada”, afirmou o camisa 9 após a expulsão, ainda segundo o relato do juiz.
Na manhã de hoje, o técnico Emerson Leão revelou que a diretoria puniu o jogador pelo episódio, mas não informou qual foi a medida adotada. O próprio estafe do centroavante, entretanto, já esperava uma multa de 10% no salário de Luis Fabiano, que recebe cerca de R$ 350 mil por mês.
Caso seja punido no Brasileiro, Luis Fabiano poderá jogar uma eventual final de Copa do Brasil.
