Depois de ajudar o Palmeiras ao arrancar um empate na casa do Coritiba, o São Paulo fez o habitual papel de arquirrival e dificultou a luta alviverde contra o rebaixamento, na tarde de ontem (06). No estádio do Morumbi, ganhou por 3 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Dois gols de Luis Fabiano e um de Denílson aumentaram o drama do Palmeiras, que continua com 26 pontos -seis a menos que o Coritiba, a primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
O treinador Gilson Kleina havia vencido suas três partidas no Palmeiras. Mas não resistiu a um jejum histórico. Há 10 anos, o Palmeiras não vence o São Paulo no Morumbi. O time tricolor tem 46 pontos e ainda briga por vaga na Libertadores-2013.
Os donos da casa dominaram o primeiro tempo. Com três atacantes, levavam perigo com Osvaldo e Lucas pelas pontas. Os visitantes, que tiveram apenas Daniel Carvalho, Valdivia e Barcos como opções ofensivas, não conseguiram uma marcação eficiente.
Após muitas chances desperdiçadas, o São Paulo abriu o placar aos 34min. Após escanteio para o Palmeiras, Lucas recebeu a bola na ponta direita, driblou Márcio Araújo, que ficou no chão, e chutou cruzado na área. Bruno defendeu, a bola bateu na trave e Luis Fabiano só tocou para o gol vazio.
O São Paulo não se contentou com a vantagem mínima e continuou buscando o ataque. O volante Denílson arriscou de longe, com efeito, e acertou o ângulo esquerdo de Bruno aos 42min.
O Palmeiras voltou do intervalo com Tiago Real e Luan nos lugares de Márcio Araújo e Daniel Carvalho. Porém, logo aos 7min, o lateral-direito Artur foi expulso. E o lateral esquerdo Juninho, contundido, precisou sair.
Valdivia se machucou, mas, como Kleina já tinha feito três substituições, o chileno ficou mancando em campo para o Palmeiras não ficar com dois jogadores a menos.
Entregue, a equipe alviverde sofreu o terceiro gol. Aos 24min, Luis Fabiano recebeu lançamento de Paulo Miranda na área, girou e chutou forte, no alto, para decretar 3 a 0. Em seguida, foi substituído após sentir dores nas pernas.
Ele tornou-se o vice-artilheiro do Nacional, com 13 gols, empatado com Fred, do Fluminense, e atrás apenas de Bruno Mineiro, da Portuguesa.
Na quarta-feira, o São Paulo enfrenta o Vasco, fora de casa, em confronto direto por vaga na Libertadores-2013. No dia seguinte, o Palmeiras encara o Coritiba em Araraquara (SP).
SÃO PAULO
Rogério; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Cortez; Wellington (Maicon), Denilson, Jadson (Douglas) e Lucas; Osvaldo e Luis Fabiano (Willian José). Técnico: Ney Franco
PALMEIRAS
Bruno; Artur, Maurício Ramos, Román e Juninho (Correa); Henrique, Márcio Araújo (Tiago Real), Marcos Assunção, Daniel Carvalho (Luan) e Valdivia; Barcos. Técnico: Gilson Kleina
Estádio: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Paulo César de Oliveira
Cartões amarelos: Wellington (S) e Henrique (P)
Cartão vermelho: Artur (P)
Gols: Luis Fabiano, aos 34min, e Denilson, aos 42min do 1º tempo; Luis Fabiano, aos 24min do 2º tempo