O técnico Luis Enrique não confirmou sua permanência no Barcelona após o término de seu contrato, ao fim desta temporada. Em entrevista ao site do próprio clube, o comandante despistou sobre seu futuro e admitiu a possibilidade de buscar novos ares a partir do meio do ano que vem.

continua após a publicidade

“Meu futuro? Não sei. Não tenho nenhuma dúvida de que estou na melhor equipe, no melhor clube, com os melhores jogadores, em minha casa, com minha família, ganhando coisas e desfrutando muitíssimo. Mas também há uma coisa nesta profissão que é dura, que me custa, que tem sua parte negativa e que tenho que valorizar para as próximas temporadas. De todas as formas, sigo planejando o futuro imediato do clube”, disse.

continua após a publicidade

Luis Enrique estaria negociando o novo vínculo com a diretoria, mas sem um desfecho ainda. Se não chegar a um acordo, o treinador explicou que se distanciará da profissão por um tempo. “Tenho consciência de que será aqui ou não será em lugar nenhum. Tenho tempo, e o clube se mantém ao meu lado.”

continua após a publicidade

Jogador do Barcelona entre 1996 e 2004, Luis Enrique está em sua terceira temporada como técnico da equipe. Nos dois primeiros anos, faturou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei em ambos, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes em 2014/2015. A pressão por novas conquistas é intensa e pode determinar a saída do treinador.

“Tem que ser apaixonado, mas há um componente de desgaste muito claro. Querer ganhar sempre cansa muito, desgasta, e por isso não há treinadores que ficam muitos anos. Se você é treinador do Barça 24 horas por dia, é difícil desconectar. Até às 5h da manhã, às vezes, você é técnico do Barça”, afirmou.