Lúcio virou titular da seleção brasileira em 2001. Desde então, tem mantido seu posto. Nesse período, conquistou o título da Copa do Mundo de 2002 e foi campeão de duas edições da Copa das Confederações, em 2005 e 2009. Agora, ele se prepara para tentar vencer a Copa América pela primeira vez na carreira. Mas não deixa de sonhar com a disputa da Copa de 2014, que acontecerá no Brasil.
Apesar de o Brasil ser o atual bicampeão da Copa América, Lúcio não estava nas conquistas de 2003 e 2007. “É uma sensação muito boa de estar em mais uma competição pela seleção brasileira. A minha felicidade é de estar representando o Brasil, de buscar mais um título. É isso que me dá inspiração todos os dias para ter a mesma alegria daqueles que estão chegando”, disse o zagueiro.
Durante entrevista coletiva neste sábado, na véspera da estreia brasileira na Copa América, marcada para acontecer neste domingo, contra a Venezuela, em La Plata, na Argentina, Lúcio também falou sobre o desejo de jogar o Mundial de 2014. “Meu sonho é esse, de poder disputar mais uma Copa. E não só participar de mais uma Copa, mas vencer”, avisou o veterano zagueiro de 33 anos.
Bastante experiente, Lúcio admitiu que tem um papel importante nessa renovação da seleção brasileira, ao orientar os jogadores mais novos. “A gente procura passar uma expectativa boa e entusiasmo”, revelou o zagueiro, lembrando, porém, que também é preciso se garantir dentro de campo. “Mas é o nosso desempenho em campo que nos faz permanecer aqui (no grupo de convocados).”
O zagueiro ainda falou sobre a eliminação na Copa do Mundo da África do Sul, que completou um ano neste sábado – o Brasil perdeu para a Holanda no dia 2 de julho de 2010. “Foi um momento marcante. Mas o que me lembro de ter falado com aquele grupo é que a vida continua, que os sonhos continuam. E isso também serviu para mim”, contou Lúcio, que também era o capitão daquela seleção.