O brasileiro Luciano Correa conquistou a medalha de prata neste domingo (15) na etapa de Budapeste da Copa do Mundo de judô. O judoca ficou na segunda posição na categoria até 100 quilos, perdendo a final para o cubano Oreidis Despaigne. Após vencer suas primeiras quatro lutas na competição disputada na Hungria, Correa foi derrotado na decisão por yuko, no golden score.
Com o resultado, o brasileiro ganhou 60 pontos no ranking mundial e agora já soma 120, por causa da pontuação conquistada na semana passada, no Grand Slam de Paris. A prata de Correa foi a primeira medalha da equipe principal do Brasil em 2009. Esta foi a terceira vez que o judoca enfrentou Despaigne na carreira, e o cubano levou a melhor em todas.
Além de Luciano Correa, que é o atual campeão mundial de sua categoria, mais dois brasileiros competiram neste domingo em Budapeste. Hugo Pessanha (até 90kg) ganhou a primeira luta e depois perdeu por ippon para o japonês Yuya Yoshida. Já Rodrigo Luna (até 81kg) não passou da estreia, sendo derrotado pelo esloveno Aljaz Sedej por yuko.