O técnico Mano Menezes optou por um esquema tático ofensivo para a seleção brasileira na estreia da Copa América, que acontecerá no domingo, contra a Venezuela, em La Plata, na Argentina. O time titular terá Ganso, Robinho, Neymar e Pato, o que pode sobrecarregar o trabalho dos dois volantes. Mas Lucas Leiva, responsável pela marcação no meio-de-campo, ao lado de Ramires, disse nesta quarta-feira que conta com a ajuda dos atacantes na hora de marcar.
“O futebol já não permite que os atacantes não tenham uma função defensiva no jogo. Os jogadores da frente iniciam uma parte defensiva importante do time. Nos treinos, os atacantes estão fazendo uma parte defensiva importante e espero que eles continuem fazendo nos jogos”, explicou Lucas Leiva, lembrando, porém, que sua função, ao lado de Ramires, será principalmente a marcação. “Aos volantes cabe dar um suporte maior, dando liberdade para os jogadores de ataque.”
Homem de confiança de Mano Menezes, com quem trabalhou no começo da carreira no Grêmio, Lucas Leiva é titular absoluto da seleção desde que o técnico assumiu o comando no ano passado. “É muito bom ter a confiança do treinador”, admitiu o volante de 24 anos, que defende atualmente o Liverpool, da Inglaterra. “Conheço muito o Mano, porque trabalhei muitos anos com ele. Mas a mesma relação e abertura que eu tenho, os outros jogadores também têm”, completou.
Apesar de reconhecer que a seleção brasileira ainda é uma equipe em “formação”, por conta do pouco tempo de trabalho de Mano Menezes no cargo, Lucas Leiva mostra confiança para a disputa da Copa América. “Essa mescla de jogadores jovens com experientes tem tudo para dar certo”, avisou o volante, durante a entrevista coletiva desta quarta-feira no hotel do Brasil em Campana, cidade argentina que fica localizada a cerca de 60 quilômetros da capital Buenos Aires.