O técnico Joachim Löw, da seleção alemã, indicou o Brasil como maior favorito para ganhar a Copa do Mundo. Segundo o treinador, a Alemanha não está muito atrás, mas ele vê o anfitrião do torneio com vantagem por causa do fator casa e pela arrumação da equipe de 2013 até aqui. Ele falou com a imprensa após comandar nesta sexta-feira a última atividade de seu elenco em Saint Martin, no norte da Itália.
“Logicamente, nós temos um time bom e competitivo e vamos ao Brasil como um dos favoritos. É que o país-sede tem a vantagem de estar em casa, eles ganharam a Copa das Confederações no ano passado e têm uma equipe muito ajustada. Há outras seleções com chance de ganhar o torneio, mas elas, como nós, estão um pouco atrás do Brasil”, avaliou Löw. Apesar da análise, o treinador não descarta surpresas.
“Os níveis de expectativas mudam com o passar das semanas e dos meses. Se eu digo algo agora, não é para acordar as pessoas, é a minha visão. O Brasil é o maior favorito e depois vem os outros, até mesmo Chile e Colômbia correndo por fora. Muita coisa tem de dar certo para ganhar um torneio como esse”, ponderou o alemão, que vai dirigir sua equipe em amistoso contra Camarões neste domingo, em Mönchengladbach.
“A preparação para a Copa começa no domingo. É uma oportunidade para eu ver algumas coisas com o time e os jogadores individualmente, que certamente têm a chance de mandar um recado. Depois, teremos de tomar decisões difíceis e importantes”, disse o técnico, lembrando do corte de três atletas que ele terá de fazer em 2 de junho.
A Alemanha vai estrear no Grupo G da Copa contra Portugal em 16 de junho, na Fonte Nova, em Salvador. Em seguida, joga cinco dias depois contra Gana, no Castelão, em Fortaleza, e termina participação na primeira fase no dia 26, enfrentando os Estados Unidos, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife.