Giuliano Losacco repetiu a boa performance dos treinos livres e garantiu a sua quinta pole position na carreira, a terceira na capital paranaense, no campeonato brasileiro de Stock Car V8. Ontem à tarde, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, o campeão de 2004 quebrou o recorde do circuito – em treinos classificatórios – ao marcar 1m20s563, com média de 165,113 km/h.
O líder da temporada, Cacá Bueno, ficou na segunda colocação e o estreante Christian Fittipaldi foi a surpresa do grid obtendo o terceiro melhor tempo da tomada de tempos. Numa demonstração do grande equilíbrio, 18 pilotos ficaram no mesmo segundo. De acordo com decisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), 40 carros vão poder alinhar no grid de largada na segunda prova da temporada, que terá transmissão ao vivo pela SporTV a partir das 13h.
"Tive de esperar até a última volta do Cacá para comemorar a pole, pois na Stock Car até na última curva pode acontecer alguma coisa. Começamos bem e espero terminar esta corrida da melhor maneira", disse Giuliano, que foi o único entre os 22 mais bem colocados a dar apenas uma volta rápida na tomada de tempos. Os demais pilotos deram duas voltas no treino classificatório.
Assim que chegou aos boxes depois de encerrar as três voltas permitidas pelo regulamento, Cacá Bueno parou o carro próximo dos integrantes da equipe de Losacco e brincou com o companheiro.
"Tinha idéia de que seria uma boa briga, como foi. Na sexta-feira jantamos juntos e ele me disse que daria para fazer 1m20s7 e eu, para tentar enganá-lo, falei em 1m20s8, mas sabia que poderia fazer menos. No final ele me enganou e marcou 1m20s5. Será assim o ano todo, mas não só com o Giuliano e sim com mais uma meia dúzia por aí", disse Cacá.
Outro que também estava contente com o resultado era Christian Fittipaldi, que faz sua segunda corrida na Stock Car V8. Christian conquistou a melhor posição no grid de largada para a equipe Terra-Avallone, que realiza sua segunda temporada na categoria.
"A única coisa que se manteve no meu carro de sexta para sábado foi o número. O restante mudamos tudo. Foi uma ótima e surpreendente colocação e nos treinos desta manhã tive certeza de que o carro estava bom, pois andei bem rápido", completou o sobrinho do bicampeão mundial de Fórmula-1 Emerson Fittipaldi.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Giuliano fala sobre a carreira e o futuro
Entre um treino e outro, o paulista Giuliano Losacco, atual campeão da Stock Car V8, recebeu a reportagem de O Estado para falar sobre a categoria e o futuro. Acompanhe a seguir os principais momentos da entrevista.
O Estado do Paraná – Giuliano, você estreou na temporada com um segundo lugar. No ano passado, depois de bons resultados, começou a administrar a vantagem que construiu. Podemos dizer que você vai repetir essa estratégia para alcançar o bicampeonato?
Giuliano Losacco – Pois é, o trabalho é esse mesmo. Temos de tentar pontuar em todas as corridas.
O Estado – O que você achou da entrada da Mitsubishi na categoria?
Giuliano – Gostei bastante. É muito bom ter caras novas e carros novos no grid.
O Estado – Apesar da pouca idade, você é um piloto campeão, destaque no Brasil. Você sonha em participar de campeonatos nos EUA e na Europa?
Losacco – Vou disputar a Stock Car este ano e pretendo continuar na categoria no próximo ano. Depois disso, se surgir uma proposta, pode ser.
O Estado – Até pouco tempo, pilotos pagavam para correr no Brasil. Hoje, um piloto de ponta, como você, pode ganhar a vida no automobilismo brasileiro?
Losacco – É difícil, mas dá para fazer carreira e ter o automobilismo como profissão.
O Estado – Quais as mudanças no regulamento e nos carros para a temporada 2005 mais importantes?
Losacco – Não mudou praticamente nada. A grande mudança foi a entrada da Mitsubishi, que nos obrigou a fazer alterações no Astra. É até engraçado: eles entram na competição e os Astras é que têm que se adaptar… (Márcio Rodrigues)
Justino é o 1.º na Light
Wellington Justino garantiu a sua primeira pole position neste ano no campeonato brasileiro Stock Car V8 Light. Ontem à tarde, no Autódromo Internacional de Curitiba, o vice-campeão de 2003 completou os 3.704 metros do circuito paranaense em 1m26s001, com média de 154,128 km/h. O segundo colocado foi o estreante Renato Jader David, da Carreira Racing, seguido pelo também novato Júlio Campos (Full Time).
A largada da segunda etapa da temporada será neste domingo às 11h30. A ESPN Brasil levará ao ar a corrida em videoteipe a partir das 19h. "Tudo está dando certo. Andei com o pneu velho na terceira sessão e acertei o carro para a corrida, na tomada de tempos coloquei o pneu novo e fiz a melhor volta. Se nenhum imprevisto acontecer temos grandes chances de conquistar uma vitória em Curitiba", disse Wellington Justino.